Foto: pixabay
Dentre os fertilizantes orgânicos para pepino que podem ser preparados com meios improvisados, a infusão de urtiga se destaca por sua ação e apresenta inúmeras vantagens. A nutrição vegetal é eficaz, acessível, rápida e fácil de preparar e a finalidade é universal.
Como a urtiga é útil para pepinos?
A urtiga é tradicionalmente considerada uma erva daninha nociva. Coloniza terrenos baldios localizados próximos a prédios e cercas, preenche caminhos e gramados. A planta é “pioneira” em locais abandonados ou desertos, mas cresce especialmente em áreas férteis e ricas em matéria orgânica.
A erva daninha teimosa pode ser um excelente fertilizante para pepinos, utilizando suas melhores qualidades para aumentar a produção desse vegetal crocante. É um gênero de angiospermas da família das urtigas e inclui entre 30 e 45 espécies, principalmente plantas herbáceas perenes, sendo que três espécies são naturalmente comuns em nosso país e todas podem ser utilizadas para nutrição. O representante mais difundido na Bulgária é a urtiga comum, que é coberta por pêlos finos e emite suco ardente quando tocada. É utilizado como erva e na culinária, pois supera muitas hortaliças em vitamina C, K, A, E, é rico em potássio, cálcio e outros oligoelementos, óleos essenciais e ácidos orgânicos.
A urtiga compartilha generosamente todos os elementos nutricionais com os pepinos, o que tem um efeito benéfico sobre:
– caules que crescem mais rápido;
– as plantas tornam-se mais saudáveis e fortes e adaptam-se rapidamente quando plantadas em local permanente;
– a floração e a frutificação são aceleradas;
– aumento dos rendimentos;
– o sabor e a qualidade melhoram.
Pepinos alimentados com urtiga tornam-se saudáveis e fortes, e as folhas adquirem uma rica cor verde. Os frutos são suculentos, crocantes, saborosos e crescem muito rapidamente.
Preparação de fertilizante líquido de urtiga
Todos os tipos de urtiga que crescem em nosso país são adequados para fazer fertilizantes a partir de folhas e caules. É importante saber que a urtiga é utilizada antes do início da floração.
As folhas e caules, que podem ou não ser picados, são colocados em um recipiente e coberto com água. É bom que esteja quente, pois acelera o processo de fermentação. A massa verde deve ser totalmente coberta com água, para a qual se aplica uma leve pressão com objeto adequado.
O recipiente é bem coberto com uma tampa ou embrulhado em papel alumínio e colocado em local ensolarado, mexendo 2 a 3 vezes por semana, e melhor ainda – diariamente. Um sinal do início da fermentação é o aparecimento de espuma e um cheiro característico.
Em tempo ensolarado e quente, este fertilizante estará pronto em 7 a 10 dias, e em tempo nublado e frio em 10 a 15 dias.
A tintura pode ser usada para nutrição de raízes e folhas. Para a raiz, é diluído na proporção de 1,5:10 com água, o que é suficiente para 1 m2.
Para a pulverização, é cuidadosamente filtrado em várias camadas de gaze e diluído na proporção de 1:20 com água. Em tempo ensolarado e seco, é pulverizado uma vez a cada duas semanas, e em tempo nublado e chuvoso, a cada 7 a 10 dias.
Um bom efeito é obtido alternando a rega com a pulverização.
As urtigas podem ser usadas para cobertura morta e alimentação, e este “cobertor” terá um efeito mais duradouro. As partes aéreas saturadas da urtiga protegerão o solo e as raízes (são rasas) do ressecamento, protegerão contra caracóis e outras pragas e também melhorarão a estrutura e a composição mineral. Esta nutrição não dá resultados rápidos, mas tem efeito duradouro.
A urtiga pode ser adicionada e misturada com o solo nas covas de plantio ao plantar os pepinos em local permanente, mas terá um efeito mais lento.
Os talos cortados e amarrados podem ser secos à sombra e utilizados por muito tempo, bem como armazenados para a próxima safra para alimentação das mudas.

![]() |