Loading ...

Brotação e guarnição irregulares das lavouras foram encontradas em colza no país




Segundo dados operacionais do Ministério da Agricultura (em 21.11.2024), foram semeados 99.174 mil. ha com colza. 32.870 mil foram alimentados. ha (31,1% da área total semeada). Devido ao longo período de seca e à falta de chuvas nos dois a três meses anteriores, a preparação das áreas, a sementeira, a germinação e o desenvolvimento da colza de inverno foram realizados em condições de agudo défice de humidade. A falta de umidade levou à brotação e ornamentação irregular das lavouras, afirmam os especialistas do Ministério da Agricultura.

Durante o período, foi detectada atividade prejudicial do rato-comum inimigo na colza. Nas regiões: Burgas, Varna, Kyustendil, Silistra e Targovishte, foi relatado um ataque sob e em torno do PIV (0-2 colónias ativas/ha) numa área limitada. Nenhum dado foi apresentado para tratamento químico contra o inimigo.

Foi estabelecida atividade prejudicial da vespa da colza /Athalia rosae/. Na região de Varna, foi registada uma densidade abaixo do PIV (0-0,5 unidades/m2). Lá, foi dado um segundo sinal para tratamento químico. Nas regiões de Vratsa e Plovdiv, a densidade é inferior e superior ao PIV (0-3 unidades/m²).

Brotação e guarnição irregulares das lavouras foram encontradas em colza no país

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *