sinor.bg
Muito tem sido escrito sobre o cultivo de tomates e pepinos lado a lado. E esta velha questão entusiasma os jardineiros e está frequentemente na agenda. É especialmente relevante para condições de estufa e quando temos uma área pequena.
A resposta definitiva à pergunta “sim ou não” ainda não foi dada pelos especialistas, mas a informação é constantemente enriquecida. O cultivo de hortaliças em uma pequena horta requer mais atenção e conhecimento do que a agricultura intensiva. Portanto, é importante conhecer algumas características do cultivo conjunto de tomate e pepino em casa de vegetação.
Especialistas chamam a atenção para o fato de que essas hortaliças não possuem “reivindicações especiais” em relação ao solo. Teoricamente, eles não têm um impacto negativo um sobre o outro, mas independentemente disso, há uma nuance significativa em suas preferências durante o cultivo.
O facto é que os pepinos e os tomates têm requisitos diferentes em termos de microclima e rega. As folhas tenras do tomate podem queimar rapidamente ao sol se uma quantidade significativa de água entrar em contato com elas. Ao mesmo tempo, os pepinos adoram “tratamentos com água”. Portanto os tomates devem ser regados apenas pela raize os pepinos podem tomar um verdadeiro “banho”.
Em termos de nutrição, também existem diferenças importantes. Os pepinos não requerem alimentação regular com nutrientes e, para os tomates, isso é muito necessário.
Outra diferença significativa é que as variedades de pepino em estufa não toleram correntes de ar, enquanto os tomates, ao contrário, “aprovam” a ventilação.
A alta umidade necessária aos pepinos pode prejudicar os tomates porque eles gostam de secura. Vale ressaltar que em altas temperaturas os tomates começam a ficar amarelos e secam, mas os pepinos também sofrem – param de dar frutos.
Se levarmos em conta as características das duas culturas acima mencionadas, então podemos dizer que existem dificuldades, mas não é impossível cultivá-las mutuamente.

![]() |