sinor.bg
Não é até a poda das rosas de petróleo em fevereiro que os agricultores de Rose Valley calcularão quais são as perdas em seus maciços após a seca sem precedentes no verão passado. Isso foi anunciado por Sinor.BG Peter Simeonov, presidente da Associação Profissional de Produtores de Rosas da Bulgária.
“Já em agosto e setembro de 2024, meus colegas e eu descobrimos que ramos inteiros, até arbustos das plantações secaram e isso era visível a olho nu, passando pelos jardins. Somente agora, na poda da primavera, no entanto, faremos o equilíbrio e não será um submisso “, explicou Simeonov. Como cerca de 90 % das áreas de rosa do petróleo não são irrigação, e pequenas empresas dificilmente encontrariam fundos para esse investimento.
Quanto à colheita do ano passado, foi muito bom porque as chuvas da primavera salvaram as plantações e a cor rosa atingiu cerca de 15.000 kg. Um ano anterior em 2023, a colheita foi de 9.500 kg.
Os dados do ano passado mostram que 2 943 produtores de rosas foram listados no registro de produtores de rosas, com jardins registrados no valor de 53 670 acres. Os processadores de trabalho legalmente são 67 e 53 são os locais registrados para o processamento da cor rosa. A campanha de pagamentos diretos, em 2023, declarou o suporte 43 751 Decares com rosa de petróleo cultivada por 1.235 agricultores.

![]() |