O amarelecimento das mudas pode ser um sinal de um problema sério – clorose, doenças fúngicas ou deficiência de nutrientes. Doente ou “faminto”, mas em ambos os casos é importante determinar a causa, bem como lidar em tempo hábil.
O cultivo de mudas é um problema complexo, e há muitos fatores que afetam seu desenvolvimento. Muitas vezes, é muito difícil identificar os motivos.
Solo inadequado
Mesmo quando temos certeza de que existem nutrientes suficientes, um problema ainda pode surgir e as mudas ficam amarelas. Isso geralmente acontece em solos ácidos que não são adequados para todas as culturas. O problema é que eles não podem digerir nutrientes, mesmo que estejam disponíveis na solução do solo.
A solução ideal é substituir o solo ou parte dele. Também podemos dissipá -lo adicionando pequenas quantidades de farinha de cal, cinzas ou dolomita, mas devemos ter certeza de que o amarelecimento é devido ao solo ácido.
Clorose Pode haver manifestações diferentes. Se as veias permanecerem verdes, mas as folhas ficam amarelas, devemos nutrir as plantas com quelato de ferro, aplicando não apenas a raiz, mas também a fertilização das folhas. Também podemos usar sulfato de ferro, o que é mais acessível, mas precisamos saber que os fertilizantes quelados são “ambulância”-são mais eficazes e de ação rápida.
Se eles ficarem amarelos e as veias das mudas, isso provavelmente será devido a uma deficiência de nitrogênio. Precisamos usar o fertilizante nitrogenado para nutrir. É importante saber que a fome de nitrogênio em plantas jovens é uma ocorrência muito raraS Eles são mais propensos a desenvolver clorose devido à deficiência de ferro.
Um pouco mais sobre como distinguir doenças de um déficit nutricionalS
Verificou -se que, com uma deficiência de nitrogênio, o crescimento diminui primeiro e as folhas ficam verdes pálidas. Outro sinal é o afinamento do caule. As mudas de rega com solução de uréia (20-40 g) ou nitrato de amônio (30-50 g por 10 litros de água) compensarão a deficiência.
Recomenda-se nutrir com doses mínimas, mas várias vezes a cada 7 a 10 dias. Dessa forma, as plantas receberão os nutrientes necessários e não desenvolverão muita massa foliar às custas de floração e frutificação.
Quando cultivamos mudas, um problema pode ocorrer e de escassez de potássioS Então, em folhas mais velhas, é observada queima periférica. Definitivamente, isso não é uma condição de doença, mas uma deficiência de potássio e alguns nutrição com sulfato de potássio ou nitrato de potássio mudará a situação. É suficiente derramar uma solução de 20 a 30 g em 10 litros de água com baixa concentração.
Mudas podem ficar amarelas e por causa de enraizadoque se deve a rega excessiva ou solo infectado. Nesse caso, a rega deve ser interrompida imediatamente e a superfície deve ser coberta com areia. A fitosporina ou outra preparação adequada contra doenças fúngicas e bacterianas também podem ser usadas.

![]() |