Loading ...

O café continuará a subir no preço em 2025




Os preços mundiais do café atingiram um pico pertinente em 2024 – um aumento de 38,8% em comparação com a média do ano anterior – principalmente devido às condições climáticas adversas que afetaram os principais produtores, anunciaram a ONU Organização de Alimentos e Agricultura (FAO).

De acordo com a nota da FAO sobre as tendências do mercado mundial de café em dezembro de 2024, o arábica – café de maior qualidade, preferido no mercado de café assado e moído – foi vendido com 58% mais caro que no ano anterior, enquanto o Robusta usado principalmente para café e mistura solúveis.

Pela primeira vez desde meados dos anos 90, a diferença nos preços das duas variedades diminuiu.

Aumentar em 2025 é possível.

A FAO disse que os preços de exportação do café podem ser aumentados ainda mais em 2025 se uma redução mais significativa no fornecimento for observada nas principais áreas de cultivo.

Os principais fatores para o recente aumento de preço incluem quantidades limitadas de exportação do Vietnã, produção reduzida na Indonésia e condições climáticas adversas que influenciaram a produção de café no Brasil.

No Vietnã, o clima seco prolongado levou a uma queda de 20 % na produção de café em 2023/24, com as exportações caindo 10 % pelo segundo ano consecutivo. Da mesma forma, na Indonésia, a produção de café em 2023/24 diminuiu 16,5% ao ano devido a chuvas excessivas em abril a 2023, o que danifica as cerejas do café. As exportações diminuíram 23%.

No Brasil, as condições climáticas secas e quentes causaram revisões descendentes consistentes da previsão de produção em 2023/24, com estimativas oficiais mudando de um aumento esperado de 5,5 % anualmente para uma queda de 1,6 %.

Os custos de envio são um fator

Os custos de transporte mais altos também são um dos fatores que contribuíram para o aumento dos preços mundiais do café.

Os primeiros dados mostram que, em dezembro de 2024, o aumento dos preços mundiais é que os consumidores pagam 6,6% mais pelo café nos Estados Unidos e 3,75% mais na União Europeia do que o mesmo período de 2023.

“Os altos preços devem incentivar um maior investimento em tecnologia e pesquisa e desenvolvimento no setor de café – que depende em grande parte de pequenos agricultores – para aumentar a resiliência climática”, disse Bubker Ben -Belhasen, diretor do Departamento de Mercados e Departamento de Comércio, acrescentando a mudança no clima. A FAO apóia muitos países produtores de café para ajudar os agricultores a perceber técnicas resistentes ao clima que também contribuem para a restauração da perda da biodiversidade.

A FAO enfatiza a importância da transparência do mercado e incentiva a cooperação entre todos os participantes da cadeia de valor para apoiar o crescimento sustentável no setor global de café e proteger o subsistência de milhões de pequenos produtores em todo o mundo.

Fatos básicos sobre café

O Brasil e o Vietnã juntos produzem quase 50 % da produção mundial de café.

Os pequenos agricultores desempenham um papel vital na produção de café, com 80 % da produção mundial de café.

A produção mundial de café é superior a US $ 20 bilhões por ano.

O valor do comércio total de café é estimado em mais de US $ 25 bilhões por ano.

Em 2023, a produção mundial de café atingiu 11 milhões de toneladas.

Em 2023, a receita de exportação de café representou 33,8% da exportação total de mercadorias para a Etiópia, 22,6% no Burundi e 15,4% no Uganda.

Em 2023, os maiores importadores de café foram a União Europeia e os Estados Unidos da América.

A indústria global de café gera receita anual de mais de US $ 200 bilhões.

O café continuará a subir no preço em 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *