Com o início da primavera, negociando com lâmpadas de flores florescem. Temperaturas mais altas e dias mais longos levam a um novo interesse de floristas, varejistas e consumidores, o que nutre o mercado de exportação.
Em 2024, a UE exportou lâmpadas de orquídeas, jacintos, narcisos e tulipas em crescimento ou em cores no valor de 98,9 milhões de euros, enquanto as importações foram de apenas 4,7 milhões de euros, informou o Eurostat.
A Holanda continua sendo o principal exportador da UE de lâmpadas de orquídeas, jacintos, narcisos e tulipas com exportações no valor de 82 milhões de euros, representando 83 % da exportação total. A participação de todos os outros exportadores líderes está abaixo de 10 %: Polônia (9 %), Bélgica (4 %), Alemanha (1 %) e Dinamarca (1 %).
Os dados mostram que a Suíça era o principal parceiro da UE, importando esses produtos no valor de 39,4 milhões de euros (40 % do volume total). Outros importantes importantes incluem o Reino Unido (15%), Noruega (10%), Quirguistão (7%) e Ucrânia (6%).
A UE também exporta outras cebola e tubérculos, em crescimento ou floração, no valor de 30,1 milhões de euros, com a Holanda sendo um exportador líder nessa categoria (17,9 milhões de euros; 59 % do volume total).

![]() |