As geadas da primavera e as geadas subsequentes destruíram as colheitas por milhões de levantes nos últimos dias. As geadas adversas começaram em fevereiro e continuaram no final de março e início de abril. Não apenas jardins nas regiões montanhosas, mas também nas planícies, ficaram feridas. Os agricultores iluminaram, sem sucesso a uma palha para salvar a colheita, mas entenderam da maneira mais difícil que o método não estava funcionando. Então, nos perguntamos o que são soluções de trabalho em situações críticas? O que, como e quando funciona?
Procuramos as respostas do Eng. Deyan Kiryazov, consultor da Hortismart Solutions, que é um dos especialistas mais competentes em irrigação, drenagem e proteção contra geadas e temperaturas negativas.
Aqui está o que ele disse:
Se começarmos com fogõesdeve -se saber que são necessários 330 peças por hectare. Eles trabalham com briquetes ou pellets. O problema é que os briquetes são mais difíceis de inflamar, grânulos um pouco mais fáceis, mas absorvem a umidade. Colocar 330 fogões a 10 acres em um momento crítico é terrivelmente trabalhoso, sem mencionar se você precisa usar por dias. Os fogões com o grande número a ser comprado são caros como um investimento sem considerar os combustíveis. Mesmo que alguns usem sua própria madeira combustível, ainda não é lucrativo, pelo menos por causa da homologia. Um fogão pode proteger quatro a seis árvores, para que estejam localizadas em 8 metros. Caso contrário, sim, eles agem contra Frost. Eles são convenientes para plantações de até 5 acres.
O método clássico que tem sido usado há anos no continente é chuvaS Com ele, as cores ou encadernações estão vestidas com 2 mm de água e, ultimamente, conversamos sobre 4 milímetros, porque o que destruiu as cores não era geada, mas frio. Para cair 4 mm por quadrado, são gastos 30-40 metros cúbicos de água por hectare. Quando vamos a 100 acres de jardim, estamos falando de 400 metros cúbicos de água e canos na ordem do FI 300. Como todo o jardim deve ser regado ao mesmo tempo, precisamos usar bombas grandes, tubos grandes e muitos pulverizadores. Se fizermos 10 horas por dia, 4.000 cubos de água serão necessários e aqui já falaremos sobre lagoas de água. Essas lagoas devem ser preenchidas todos os dias até que haja risco de geada e esvaziado à noite e pela manhã, quando é cuidado. Ao mesmo tempo, não apenas em nosso país, mas também na maioria dos países europeus, estamos falando em reduzir os recursos hídricos. Esse método pode ser usado por agricultores que estão próximos a barragens, não para aqueles que possuem sistemas de gotejamento com água de perfuração. É por isso que os produtores de frutas e os criadores de vinho da Itália, Áustria e França, que já foram muito antes, agora precisam escolher quantos por cento de suas plantações economizam porque a água não atingirá todas as plantas. Os sistemas de parada mais altos são caros como um investimento inicial. Ao adicionar as bombas e lagoas que exigem manutenção, o preço total se torna inadequado.
Fogões e chuva são soluções que operam pelo menos -7, menos -10 °. Ambas as instalações são usadas por dia por 7-8 horas, das 00:00 às 8:00 da manhã e em um tempo mais suave de 5-6 horas, se começar mais tarde.
(Nesta semana, onde havia temperaturas muito baixas, foram de 10 a 13 horas, o que não é normal.)
A “lâmina” funciona com o ar, removendo a camada mais quente, salvando as plantações das temperaturas mais baixas no pé. A máquina de vento é fácil e conveniente de usar, pois é ligada a uma temperatura predeterminada, por exemplo, de 0,5 a 1,5 graus. Ele é desligado automaticamente quando a velocidade do vento excede 8 km/h. Sua ação pode ser monitorada online. O motor Perkins Perkinz opera com diesel e tem 150 cavalos de potência. Suas quatro hélices são fibra de vidro. Eles têm 7 metros de diâmetro e têm 10,5 metros de altura. A “lâmina” gira a 360 graus em um ângulo de 6 graus na superfície da Terra. Nesse movimento, o ar quente é removido ao redor do eixo da torre para as plantas e as salva das geadas.
Se o terreno em que o jardim ou vinhedos estão localizados é plano, uma “barbatana” é suficiente para 80 acres. Se houver uma inclinação, a máquina cobre 50-60 acres.
Sempre há um pequeno riacho que lembra um pouco a brisa do mar. Muitas vezes, é baixo e se move até encontrar uma barreira e começar a se levantar. Não é por acaso que perguntamos aos clientes em que direção este curso é de manhã cedo. Se a direção for conhecida, a lâmina deve ser posicionada para que neutralize a direção da corrente. Ele gira em um círculo, mas o revestimento que faz é mais ovado. O “ovo” do “ovo”, ou seja, a parte plana da lâmina, está à frente contra o riacho, e a parte alongada é para a corrente, que também usa a própria barbatana, para que o fluxo de ar possa alcançar ainda mais, girando 6 graus em seu eixo. Portanto, a hélice suga o ar mais quente de cima e o abafando de volta e para baixo atrás dele.
Onde há inversões de temperatura (elas são quase as mesmas ao longo do ano), pode ser feita com estações de condicionamento de ar que temos. Eles medem a temperatura abaixo e 10 metros de altura para ver os parâmetros de inversão, de modo que, investindo, os agricultores garantem que eles tenham três ou mais graus de diferença acima e abaixo.
Devido aos baixos preços de compra da produção, os agricultores são amplamente mantidos para fazer um investimento barato para a proteção de jardins contra geadas e geadas, mas nem sempre está funcionando e, muitas vezes, que até que atinjam a solução certa, eles deram muito mais do que isso custaria para comprar algo que se mostrou eficaz.

![]() |