
Existem duas opiniões opostas sobre isso. O mais comum é que as folhas dos tomates não devem ser aparadas, mas deixadas como pensavam da natureza. Sim, a remoção de qualquer parte das plantas causa estresse ao qual elas podem reagir, como a queda de flores, ligações e frutas, redução da imunidade e, como conseqüência, o risco de desenvolver doenças e ataques por pragas é aumentado. Tudo isso leva a uma diminuição nos rendimentos.
O que dizem especialistas e jardineiros experientes?
Especialistas e jardineiros experientes afirmam por unanimidade que é necessário remover as folhas inferiores do tomate pelos seguintes motivos:
1. Nas condições de quantidades suficientes de umidade e nutrientes, os tomates se desenvolverão bastante exuberantes, eles terão uma massa de folhas abundantes e as folhas serão grandes e carnudas. Obviamente, eles são necessários para o curso normal da fotossíntese, mas um aparelho de folha muito grosso pode danificar as plantas. Isso impedirá o movimento do ar, complicará o processo de evaporação da umidade do solo e provocará o desenvolvimento de fúngicas e outras doenças. Para evitar isso, as folhas inferiores dos tomates devem ser removidas em tempo hábil.
2 Placas de folhas grandes e carnudas evaporam muita umidade, e as plantas consomem doses mais altas de nutrientes para mantê -las. Eles podem ser insuficientes para crescer frutas grandes e suculentas. Para o desenvolvimento de belas plantas verdes, mas também grandes tomates doces, é necessária a distribuição adequada de fluxos de nutrientes e umidade.
3. Como resultado da rega, as folhas inferiores dos tomates geralmente dobram e se inclinam no chão, literalmente tocando -o. Isso pode provocar decaimento e desenvolvimento do fitófista. Começa com mais frequência do que as folhas inferiores, que escurecem e secam. Sob condições favoráveis para o desenvolvimento, a infecção fúngica começa a subir intensamente para cima, afetando toda a planta. Para minimizar o risco de espalhar o Phytophto, é importante remover as folhas inferiores.
4. A remoção da parte das folhas torna as plantas mais compactas e permite uma melhor ventilação, menos tendência a doenças e uso eficaz de umidade e nutrientes.
Quais folhas devem ser removidas?
Para não prejudicar as plantas, é importante que as folhas sejam removidas em estágios, com a primeira conduta do procedimento em dois estágios. O primeiro – quando os frutos do primeiro pulso já amarraram e o segundo – quando começam a se tornar característicos da variedade de cores.
Quando os frutos do primeiro pulso amadurecem, eles começam a cultivar os do segundo pulso. Recomenda -se que o procedimento para remover as folhas seja repetido e as hastes limpas da massa verde.
É necessário agir dessa maneira durante a estação de crescimento e frutificação de tomates.
A limpeza e a poda são recomendadas em outros casos:
-Quando as folhas inferiores ficam amarelas e são cobertas com manchas, é melhor cortá -las antes que a fruta seja formada;
– Se as folhas são amarelas e secas;
– Se as plantas forem plantadas próximas uma da outra e forem ofuscadas.
É importante seguir as regras removendo não mais de 3 folhas por semana para 1-2 procedimentos. Caso contrário, as plantas experimentam estresse intenso e seu desenvolvimento está esgotado.
Quando?
A remoção das folhas deve ser realizada de manhã cedo, mas necessariamente em clima seco, para que os cortes possam secar. Podemos usar uma tesoura ou manualmente segurando as hastes e puxando -as para cima, mas não para baixo ou para o lado.
Quais são os resultados deste procedimento?
A remoção das folhas tem apenas um efeito positivo no desenvolvimento e frutificação dos tomates.
1. Eles são menos afetados por fungos e outras infecções.
2. Absorção ideal de umidade e nutrientes que não mantêm uma massa verde desnecessária, mas para a formação e o peso da fruta.
3. O solo seca uniformemente e as raízes e caules não apodrecem.
4. Os rendimentos são aumentados em termos de crescimento igual.
5. Os tomates amadurecem mais rápido.
A remoção de folhas desnecessárias não é apenas possível, mas necessária. É importante seguir as regras e o procedimento será o mais eficaz possível.

![]() |

