
Julho já se foi e os tomates ainda não estão vermelhos. Eles crescem teimosamente em uma massa foliar e verde, ignorando nosso calendário e impaciência.
O motivo é mais frequentemente o excesso de um elemento que diminui o amadurecimento. A mão muito generosa ao fertilizar com nitrogênio pode confundir nossos planos.
O excesso de nitrogênio é o que faz com que os tomates acumulem quantidades abundantes de massa verde em vez de frutas. As plantas parecem fortes e saudáveis, mas as plantas não têm pressa de derramar sucos, crescer e amadurecer.
O processo de amadurecimento está diretamente relacionado ao acúmulo de açúcares e pigmentos na fruta. A nutrição de nitrogênio interrompe o equilíbrio de nutrientes, bloqueando a absorção de potássio.
O potássio é responsável por colorir tomates e sua doçura. Sem ele em quantidades suficientes – as frutas permanecerão pálidas e insívadas.
O primeiro sino alarmante é a presença de hastes grossas e suculentas e folhas escuras grandes, mas modestas em quantidade e tamanho de frutas. Este é o primeiro sinal claro de desequilíbrio nutricional.
Temperaturas muito altas do ar, especialmente a noite, também suprimem a produção de licopeno – carotenóide, um pigmento natural que adiciona a cor aos tomates. A temperatura ideal para os tomates para colorir é de 18-26 graus Celsius.
Se as temperaturas diárias não cairem abaixo de 30 graus por um longo tempo, o processo de amadurecimento será significativamente atrasado. As plantas consomem uma grande quantidade de energia para esfriar, não para amadurecer os frutos.
Para ajudar os tomates a mudar de cor e amadurecer, precisamos parar a nutrição de nitrogênio e nos concentrar em preencher a deficiência de fósforo e potássio.
Recomenda -se nutrição radicular com monofosfato de potássio, sulfato de potássio ou cinzas de madeira. Este último é uma solução eficaz e orçamentária para o cultivo biológico de tomates.
O alimento frondoso com monofosfato de potássio fornece um efeito visual e prático rápido. As folhas assumem uma aparência saudável, e os frutos começam a colorir mais ativamente.
A remoção cuidadosa de algumas das folhas que ofuscam os frutos darão um efeito positivo. Isso melhorará a iluminação e a ventilação direcionando os recursos das plantas para a fruta.
Se essas medidas forem implementadas, a colheita será armazenada e a qualidade será boa.

![]() |

