
Foto do Ministério da Agricultura da Espanha – The Vineyard Flxser
O Ministério da Agricultura, Pesca e Food da Espanha publicou ontem no Gazette do Estado uma ordem para a proteção das Ilhas Canárias do Philoxera na videira, após a abertura de uma lareira na região de Aseno, em Tenerife.
Entre as medidas tomadas está a proibição de importação e trânsito de toranja e sementes das ilhas, com exceção das uvas e frutas e sementes de países onde a praga não é encontrada.
Plantas de países ou regiões onde a praga estão disponíveis e são transitadas para as Ilhas Canárias antes que a ordem seja emitida, pode ser importada, desde que a data de partida seja certificada e tenha passado a inspeção relevante.
Com essas medidas, o ministério procura impedir que a praga se espalhe, proteger o setor local de crescimento de vinhos e manter as Ilhas Canárias como uma zona livre de Philoxer, de acordo com as disposições fitossanitárias atuais em todo o país.
A videira Philoxera afeta as raízes e as folhas, causando a morte de plantas. É facilmente distribuído naturalmente e através da atividade humana (material vegetal, frutas frescas, máquinas ou veículos).
Esta praga teve uma influência séria nas vinhas espanholas no século XIX e foi controlada pela enxerto em almofadas sustentáveis. As Ilhas Canárias permaneceram livres do Philoxera até hoje.

![]() |

