Setembro é o melhor momento para plantar lírios

Setembro é o melhor momento para plantar lírios


O lírio é uma das lâmpadas mais incríveis e antigas. Em popularidade e aroma, ocupa o segundo lugar após a rosa. Mais de 6.000 variedades de lírios são conhecidas no mundo da mais despretensiosa e em miniatura (até 30 centímetros de altura) para aqueles com altura humana.

As cores têm seis pétalas curvas e livres. Eles são coletados em um buquê no topo do caule e, às vezes, podem ter até 20 brotos. As próprias cores podem ser pequenas (até 2,5 cm) ou gigantes, atingindo até 30 centímetros de diâmetro. Sua forma também varia em forma – um vidro, um sino, um funil, um turbante ou um cano.

Preparando as lâmpadas para plantar

Antes do plantio, as lâmpadas devem ser cuidadosamente examinadas quanto à podridão. Sua base da qual as raízes sai devem ser firmes e saudáveis. Todos os flocos mortos são limpos e as raízes são aparadas para 5-6 cm. Mesmo que as lâmpadas sejam saudáveis, elas devem ser tratadas. Eles estão embebidos em 0,2% de fundação ou permanganato de potássio (1 g por 2 litros de água) por 20 a 30 minutos e, em seguida, podem ser imersos em algum bioestimulador de crescimento por cerca de uma hora. Eles estão secos na sombra.

As lâmpadas são plantadas a uma profundidade de 3 vezes o seu diâmetro, mas não menos que 8 cm. Se planejarmos conseguir bebês, eles serão plantados um pouco mais.

Os lírios preferem solos soltos, neutros ou levemente ácidos, mas não toleram umidade densa e estagnada, levando à podridão cinza. No solo pesado, é adicionado um balde de areia e turfa, bem como fertilizante mineral (100 g de superfosfato e 50 g de sulfato de potássio) por 1/m2. A matéria orgânica também pode ser adicionada, mas não o estrume.

Lírios são plantados em um airbag, O que significa que a areia é colocada primeiro nos poços e as lâmpadas são colocadas nela, cobertas com dedos e regadas.

Se o solo for enriquecido com antecedência, podemos esquecer a fertilização durante a estação de crescimento, porque os nenúfares geralmente não são um covarde. Eles adoram lugares arejados, mas têm medo de ventos fortes.

Um desejo de mudar o lugar

A remoção das lâmpadas é feita não mais de uma vez a cada 3-4 anos. Se o número de flores diminuir e as próprias plantas reduziram seu tamanho, é hora de transplantar. Eles podem não ter nutrientes suficientes ou as lâmpadas cresceram tão grandes que se tornaram estreitas.

As lâmpadas dos lírios, ao contrário de narcisos e tulipas, não têm flocos de proteção. Portanto, eles devem ser armazenados em um local frio e escuro (não mais que 1-3 graus Celsius) em serragem, areia, solo ou musgo.

O melhor momento para transplantar é setembro, mas se o tempo ainda estiver quente e o solo estiver quente, não deve estar correndo-quando o transplante, o lírio já deve estar enraizado. Eles são plantados em fileiras a uma distância de 15 cm um do outro.

Os lírios preferem crescer com sua “cabeça” ao sol, com suas “pernas” na sombra. Em primeiro plano, os hospedeiros, Hoyhery, gerânio e outras plantas ornamentais adequadas podem ser colocadas na cama. Um leito de flores escalonado também pode ser formado, plantado pela primeira vez pela baixa e depois pelos mais altos.

Conforto

Nem todas as variedades de lírios são igualmente resistentes ao inverno. Para regiões com um clima mais severo, é necessário fornecer proteção cobrindo com folhas queda seca, galhos de abeto, serragem ou folha. No início da primavera, eles são removidos.

Setembro é o melhor momento para plantar lírios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *