sinor.bg
A farinha óssea é um fertilizante natural que está se tornando cada vez mais popular entre os jardineiros. Seu uso contribui para melhorar a qualidade do solo e aumentar os rendimentos. Algumas possíveis desvantagens também devem ser levadas em consideração.
É rico em fósforo e cálcio, que são elementos importantes para o desenvolvimento de plantas. O fósforo promove o desenvolvimento do sistema radicular, florescendo e frutado, enquanto o cálcio fortalece as paredes celulares, melhorando a saúde das plantas. Esses elementos são especialmente importantes para muitos vegetais e a maioria das flores.
Uma das vantagens da farinha óssea é sua resistência à lavagem na chuva. Ao contrário dos fertilizantes químicos que podem ser lavados rapidamente do solo, Se decompõe devagar e gradualmente Libera nutrientes, proporcionando um alimento mais uniforme e duradouro de plantas.
A farinha óssea pode ser feita com os ossos de diferentes animais, mas para esse fim são usados principalmente a carne bovina, o que leva a uma infecção suspeita com a doença da “vaca louca” (encefalopatia espongiforme de bovinna). Qualquer pânico nesse caso é supérfluo porque medidas rigorosas foram introduzidas para controlar e destruir com segurança as carcaças de animais doentes, e as plantas não podem absorver moléculas que fazem com que as pessoas se tornem infectadas.
Vantagens e desvantagens ao usar a farinha óssea
A farinha óssea contém no maior fósforo, que é a principal macronutrição necessária para todas as plantas, embora em diferentes quantidades.
Contém em quantidades menores e cálcio. Esse elemento traço ajuda a reduzir o risco de tomates nos tomates e promove o desenvolvimento saudável do sistema radicular. Os testes laboratoriais indicam a presença de pequenas quantidades de nitrogênio e potássio. A farinha óssea natural contém cerca de 0,7-4,0% de nitrogênio, Mas os fabricantes geralmente adicionam quantidades extras.
Vantagens
A farinha óssea é um fertilizante orgânico muito valioso para plantas com flores ornamentais, o que lhes permite florescer bem e com flores grandes.
Entre as culturas vegetais, além dos tomates, a farinha óssea é muito adequada para cebolas nutritivas, alho, abobrinha, pimenta, batatas e legumes.
Esse fertilizante orgânico aumenta as quantidades de fósforo no solo, acessíveis a plantas e equilibra fertilizantes orgânicos com alto teor de nitrogênio porque é facilmente misturado.
Uma das grandes vantagens da farinha óssea é que ela é liberada lentamente e Não há perigo para o estresse das plantas Ao introduzir quantidades maiores de nutrientes em solos adequados.
Desvantagens
É importante saber que esse fertilizante orgânico é adequado para solos ácidos e neutros. A introdução de quantidades excessivas em solos alcalinos (se o pH estiver acima de 7), eles estão “contaminados” com fósforo e as plantas não têm acesso a ele. Isso diminui o desenvolvimento de seu sistema radicular levando à clorose e amarelecimento das folhas devido à interrupção da produção de clorofila. O excesso de fósforo, seja importado com fertilizante mineral ou orgânico, pode ser muito prejudicial, pois destrói cogumelos micóricos que são vitais para plantas culturais.
Como usar a farinha óssea no jardim?
O conhecimento do pH do solo é uma tarefa importante. Um sinal potencial de deficiência de fósforo é plantas fracas e atrofiadas com folhas roxas. O desenvolvimento de ervas daninhas características de solos ácidos ou alcalinos também pode ser um indicador, mas o teste é o único modo de segurança.
A farinha óssea pode ser adicionada de duas maneiras. A primeira maneira é direta – é adicionada aos poços de plantio ao plantar as plantas. Despeje cerca de meio copo, polvilhe com uma camada de solo, coloque as mudas, o rizoma ou a lâmpada, cubra com um dedo e regada bem.
A segunda maneira exige que ela seja distribuída uniformemente nas camas, para cobrir com um dedo e depois derramá -lo. A norma é de 4-5 kg para 30 metros quadrados. Este fertilizante é liberado lentamente (por 4-6 meses) e as quantidades são suficientes para o ano inteiro.
Alguns fabricantes também adicionam outros nutrientes marcados na embalagem e devem ser levados em consideração.

![]() |