A nova comida de amaranto é uma boa opção para rotação de culturas e agricultura regenerativa




Pixabay

O agronomista com muitos anos de prática e o autor do Climathek Roman Rachkov apresenta um desconhecido para nossa largura-Amaranth saudável, que é uma das culturas de nicho mais promissoras para o agronegócio moderno, devido à sua alta adaptabilidade ambiental, desenvolvimento rápido e capacidade de suportar condições extremas.

Publicamos com uma abreviação seu desenvolvimento dedicado às muitas aplicações desta planta, todas as partes que podem ser consumidas – ao contrário de muitos outros cereais.

A capacidade de alto rendimento e seus ciclos de produção curta também o tornam uma solução potencial para lidar com a insegurança alimentar.

A planta é uma colheita ideal para um clima neutro rotação de culturas como é resistente à doença, A secagem pode ser cultivada sem risco para o consumidor de solos marginais, salgados e contaminados.

Mais e mais pessoas estão passando para dietas equilibradas e dieta consciente, e o interesse em superalimentos continua a crescer. O número de pessoas com intolerância ao glúten também está aumentando, o que direciona ainda mais a demanda por cereais alternativos.

Nesse contexto, o Amaranth está rapidamente ganhando popularidade. Devido ao seu rico teor de proteínas de alta qualidade, fibras e minerais, está se tornando uma escolha preferida de mercados orientados a uma alimentação saudável e consumo sustentável.

O amaranto é de seu alto valor nutricional e é usado como cereal e forragem, mas também na indústria – para biocombustíveis e plásticos. Mais e mais agricultores, incluindo a Europa, estão começando a crescer amaranto. Despretensioso para crescer, pode ser usado na agricultura regenerativa, para restaurar os solos salinos e contaminados.

De acordo com o relatório de abril de 2025, que forneceu dados de 2021, quando o mercado mundial de Amaranth foi estimado em aproximadamente US $ 6 bilhões, espera-se que ele cresça a uma taxa anual de 10 a 12% na próxima década. Em 2035, espera -se que atinja US $ 31,5 bilhões. Esse crescimento se deve a duas razões principais – a crescente demanda por alimentos sem glúten, plantas e funcionais, bem como sua adaptabilidade climática e seu uso na agricultura sustentável.

Infelizmente, a Bulgária é uma exceção nesta tendênciaembora as condições no país sejam ideais para cultivá -lo.

É difícil direcionar o setor agrícola em nosso país para segmentar a busca de culturas alternativas com alto potencial de mercado. A falta de feedback direto e eficaz entre nossa ciência agrícola, por meio dos serviços de consultoria na agricultura, é óbvia, o que contribuirá para a consciência do agricultor sobre novas oportunidades para ele relacionadas a essas culturas.

O Amaranth possui aplicações em muitas áreas: desde a indústria de alimentos e a saúde até as soluções ambientais e industriais.

A planta faz parte da família Amaranthaceae à qual pertence e bem O agitação familiar. É uma planta altamente desenvolvida com hastes carnudas de até 2,5 m de altura. As flores são coletadas em vassouras grossas, volumosas e elegantes e, em um estado maduro, têm um comprimento de até 30 cm e um diâmetro de até 20 cm, pesam até 1 kg. Suas sementes são muito pequenas, mas numerosas – atingindo meio milhão em uma vassoura. Não há outra cultura agrícola com esse coeficiente de reprodução.

Todas as partes da parte acima do solo da planta podem ser usadas para consumo humano e alimentação – sementes, folhas e caules. O amaranto é o superalimento: em algumas colheres de sopa, são incríveis benefícios incríveis para o corpo. Aumenta energia e resistência. Elimina a fadiga e os tons. Seu sabor é neutro e é combinado com praticamente todos os tipos de pratos. 100 g Amaranth contém cerca de 370 quilocalorias.

O amaranto é uma excelente cultura alternativa nas condições de mudança de clima devido a várias vantagens importantes que a tornam sustentável e adequada para o crescimento em condições climáticas adversas.

Primeiro, é resistente à seca e tolerante a altas temperaturas. Com isso, é uma cultura adequada para áreas que sofrem de falta de chuva, como observamos no nordeste da Bulgária.

A planta pode ser cultivada em diferentes tipos de solos, inclusive em terrenos marginais e levemente frutíferos e aqueles submetidos a salinação.

No processo de vegetação, o amaranto é alta resistência a doenças e pragas, o que reduz drasticamente a necessidade de usar pesticidas e fertilizantes sintéticos. Isso reduz seu impacto ambiental e o torna adequado para a agricultura sustentável, o que está se tornando mais importante em um clima em mudança.

As sementes contêm proteínas de alta qualidade que incluem todos os aminoácidos essenciais. Além disso, o amaranto é uma fonte de fibra, vitaminas (como vitamina B e E) e minerais como cálcio, magnésio, ferro e potássio. O amaranto não contém glúten, o que a torna a escolha perfeita para pessoas com intolerância ao glúten.

A massa verde da Amaranth é rica em proteínas, ferro e vitaminas A e C. Também é rica em proteína bruta: a matéria seca contém 12-23%, folhas-12-33%, STEMS-12-15%. Os indicadores são comparáveis ​​aos de espinafre e trigo.

O amaranto também contribui para mitigar as consequências das mudanças climáticas, capturando dióxidos de carbono e melhorando a saúde do solo. Seu rápido ciclo de crescimento oferece benefícios adicionais para os agricultores. Ao escolher as linhas ou variedades certas com uma estação de crescimento mais curta, a planta é capaz de dar duas colheitas por ano, a primeira para grãos e a segunda como forragem.

É semeado ao aquecer o solo, a uma profundidade de 1,5-2 cm, com semeadura extensa ou contínua. A norma é de 0,3 a 3,0 kg/ha de acordo com a meta. Para silagem -a uma distância inter -ar -rodo de 40-60 cm. A validação antes e depois da semeadura é obrigatória. Emergente começa 5-8 dias após a semeadura.

A colheita de massa verde é retraída no início da floração-então o teor de proteínas é mais alto. Para a silagem de flor completa até a maturidade da Voagem Láctea. O atraso leva à qualidade prejudicada.

Na produção de grãos, as sementes amadurecem nos palcos, com as folhas inferiores caindo. A colheita é de duas fases, seguida de secagem alternando o ar quente e frio. As sementes são armazenadas em uma umidade de 12% para manter a germinação.

A nova comida de amaranto é uma boa opção para rotação de culturas e agricultura regenerativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *