Especialistas dizem que 80% de todas as doenças vegetais são transmitidas através de sementes. Acontece que, durante o armazenamento dos tubérculos de sementes das batatas, elas podem ser infectadas por doenças como fomose e fusarium. Primeiro, os tubérculos que estão danificados mecanicamente são mortos.
É possível impedir a doença da área?
Fomose é uma das doenças de batata mais perigosas. Os tubérculos geralmente se manifestam 2 a 16 semanas após a colheita. Inicialmente, pequenas manchas escuras arredondadas com um limite claro entre os tecidos doentes e saudáveis são formados na superfície. Eles são um pouco afundados e facilmente perceptíveis. Sob certas condições, a doença está crescendo rapidamente e aumenta sua escala significativamente.
A infecção se desenvolve mais ativamente durante o armazenamento a 8 a 10 graus Celsius. A uma temperatura do ar abaixo de 3 graus e acima de 13 graus, a doença diminui seu desenvolvimento.
Os danos ao material de semente são expressos em uma perda significativa durante o armazenamento dos tubérculos, bem como a redução de rendimentos devido à perda prematura das peças aéreas.
As seções danificadas das hastes são ativadas em clima úmido, após o que a chuva e o vento espalham os esporos e criam novas áreas de infecção.
O fungo penetra nos tubérculos durante a colheita e a classificação. Eles vivem no solo como saprófitos, mas se você argumentar adequado às batatas, poderão iniciar um processo de criação.
Os tubérculos infectados não devem ser usados como material de semente, e a seção deve necessariamente ser substituída.
Fusarium Ou o murcha de Fusarium é uma doença que é perigosa não apenas para a geração atual de plantas, mas também para as próximas. É causado por vários tipos de fungos de fusarium que estão sempre presentes no solo. Tanto os tubérculos quanto as partes acima do solo das plantas ficam doentes.
Os primeiros sintomas se manifestam como um raio (amarelecimento) das folhas nas pontas, se deformam e, com o tempo, perdem o turgor e desaparecem. A infecção começa no fundo das hastes, mas a princípio não é perceptível. Eles gradualmente ficam marrons e, em alta umidade, estão podres, cobrindo com revestimento rosa ou laranja – o resultado de escoramentos. As plantas afetadas morrem dentro de alguns dias.
Ao armazenar as batatas sementes, a murcha fusária se desenvolve nos tubérculos por 2-3 meses, atingindo seu máximo antes do plantio. A infecção começa seu desenvolvimento a partir de locais com danos mecânicos, nos quais o patógeno penetra. Inicialmente, a superfície dos tubérculos estava coberta com manchas foscas e levemente afundadas, que gradualmente extraem uma cor marrom-cinza. Mais tarde, o interior sob a podridão da mancha e seca, formando cavidades cheias de micélio e a pele está enrugada.
Os patógenos são armazenados no solo e nos resíduos de plantas.
Antes do plantio, as sementes devem ser cuidadosamente classificadas e tratadas com preparações adequadas de desinfecção. Na presença de infecção, os resíduos de plantas são exportados para fora da área e queimados. É importante aplicar as regras de engenharia de culturas.

![]() |