Por enquanto, a situação dos produtores de grãos após as chuvas nas últimas duas semanas foi normalizada da umidade, mas o momento mais crítico é chegar em maio e no outono e na primavera, disse em entrevista à agência de telégrafo da Bulgaria, Ilia Prodanov, presidente do Conselho de Administração da Associação Nacional de Produtores Grava. Prodanov esperava que os agricultores pudessem colher, afirmando que era um mês de risco de tempestades e granizo.
Segundo ele, a situação em relação à colheita esperada é normal, com exceção de algumas regiões do país onde há muita seca, mas elas estão em lugares isolados.
O presidente da NAZ anunciou que o principal problema com os agricultores no momento é o alto custo de produção e baixos preços de compra. “Nossa tarefa é produzir, dificilmente podemos influenciar o mercado, mas precisamos influenciar nosso custo. Isso pode ser feito com tecnologias modernas, com tecnologias de economia de energia e, por outro lado, resistente a inimigos, doenças e variedades de seca e híbridos. Ele.
Prodanov apontou que este ano os preços dos mercados de grãos estão claramente inativos. Ele comentou que o valor exato da produção não está no momento e o custo será conhecido na realização do rendimento. Atualmente, o preço de venda é de cerca de 350-360 bgn por tonelada de trigo.
Segundo ele, se, nos últimos anos, os agricultores tiverem sido lucrativos na ordem de 10 a 20%, atualmente há uma perda de uma quantidade semelhante. “Alguns dos pequenos agricultores que não tiveram capital de giro acumulado venderam suas fazendas para empresas maiores”, enfatizou o presidente da Naz.
Ele é inflexível que eles precisam reduzir os aluguéis. “Sim, nós os criamos por nós mesmos, mas se não os reduzirmos, não seremos competitivos no mercado mundial”, disse Prodanov. Segundo ele, este é um problema difícil de resolver, que não está no poder de uma associação ou um grupo de pessoas, mas é um consenso público.
Ele anunciou que estava atualmente trabalhando em emendas à Lei da Água. “The Ministry of Environment and Water made several suggestions to us what they are ready to change, we also gave our proposals to them. Next week we will have a meeting again and after that we will make a common meeting with the prime minister to tell him what we have united. He believes that the most important changes that need to be made are the relief of the water abstraction regime from surface waters, and from the Danube River and some larger rivers to be entirely on a notification regime; relieving well registro; redução de limites de tempo e introdução de prazos obrigatórios para a emissão de licenças pelas diretorias da bacia.
Segundo ele, muito pouco é usado na Bulgária para água de irrigação e não há água definitivamente devido aos agricultores. “Os problemas surgem, por um lado, por causa da infraestrutura destruída e, por outro, por causa do uso excessivo de energia para energia”, disse Prodanov.
No que diz respeito à modernização do setor agrícola, ele explicou que, nos últimos anos, houve algum declínio no investimento e algum atraso no desenvolvimento devido às más condições do setor. Esperamos que isso seja temporário e, após 2-3 anos ruins, sigam alguns bons para continuar o desenvolvimento, ele comentou. O presidente da Naz lembrou que, nos últimos 5 anos, muito poucos produtores de grãos conseguiram ingressar em medidas de investimento devido a medidas para setores sensíveis. “Nosso setor permaneceu isolado. Espero que, no novo período de programação, haja algum mecanismo para ter um equilíbrio e possamos participar para que possamos atualizar o parque, que no momento começou a ser depreciado”, observou ele.
A Prodanov anunciou que atualmente existem 2790 empresas cultivando 14,5 milhões de acres.

![]() |