O alho é uma das culturas mais populares, mas, apesar de sua despretensiosa, pode ser exposta a diferentes condições estressantes. Uma dessas ameaças é o frio da primavera, e é por isso que as folhas de alho ficam amarelas.
Durante as geadas da primavera, quando a temperatura do ar cai em torno de 0 graus Celsius ou menor, as plantas experimentam estresse. Embora o alho de inverno seja uma colheita resistente ao frio, as mudanças repentinas de temperatura levam a danos nos tecidos, que se manifesta como amarelecimento das folhas.
Ao congelar, os cristais de gelo são formados nas células, que perturbam a integridade das paredes celulares. O alho perde seu equilíbrio hídrico e o metabolismo adequado. Como resultado, as folhas ficam amarelas, tornam -se clorose porque as plantas não podem absorver nutrientes. Isso é especialmente relevante para o nitrogênio, necessário para formar uma massa verde.
As geadas da primavera, combinadas com o clima predominantemente nublado, afetam adversamente a fotossíntese, o que também afeta a cor das folhas de alho.
O amarelecimento das folhas não deve ser negligenciado, mas buscar uma solução de emergência porque são as principais “fábricas” das plantas nas quais a fotossíntese é realizada. As folhas danificadas não desempenham suas funções de maneira eficaz, o que reflete a colheita – as lâmpadas permanecem pequenas. Além disso, as plantas se tornam mais suscetíveis a infecções, que é outra desvantagem da qualidade e quantidade de alho.
Como lidar com o problema?
Para minimizar os efeitos negativos de ficar frio, é desejável nutrir alho com fertilizante contendo mais nitrogênio. Isso ajudará as plantas a se recuperarem. Nesta situação, é melhor usar fertilizantes nitrogenados em forma líquida, que são absorvidos mais rapidamente que as plantas.
Eles são adequados:
-ammônio nitrato (20-25 g por 10 litros de água);
-Ureia (uréia) (15-20 g por 10 litros de água).
Os fertilizantes orgânicos também ajudarão a restaurar o alho.
A solução ideal para o problema é aplicar um alimento combinado de raízes de abordagem com subsequente afrouxamento do solo e fertilização foliar para uma remoção mais rápida da deficiência de nitrogênio.
A importação direta de nutrientes no solo fornece um efeito a longo prazo e reduz o risco de ser lavado pela chuva ou rega. As raízes do alho estão localizadas na camada superior do solo e os nutrientes começarão a ser absorvidos rapidamente.
Se o amarelecimento for muito pronunciado, não prejudicará a fertilização das folhas com nitrogênio para obter ajuda imediata das plantas. Diante do estresse, quando o solo está muito úmido e não permite que ele seja afrouxado, a alimentação das folhas pode ser mais eficaz que o solo.
Recomenda -se usar fertilizantes foliares especializados, que também contêm elementos de rastreamento. Eles são facilmente digeridos e a solução para o problema é mais rápida.
Solte o solo ao redor do alho após o frio da primavera é uma importante medida agro -técnica que ajuda a recuperação após o estresse. Se o fertilizante de composto ou fertilizante for adicionado ao mesmo tempo que esta operação, o acesso ao ar e a umidade ao sistema radicular será melhorado.
O afrouxamento é feito superficialmente (a uma profundidade de 3-5 cm) com a ajuda de uma pequena pá de jardim para que as raízes não sejam danificadas.
Nos corredores, se maiores, o solo está afrouxando profundamente 5-10 cm.

![]() |