
Muitas vezes acontece que, mesmo com os cuidados ideais para as plantas no jardim, elas impedem seu desenvolvimento e suas folhas começam a amarrar e torcer. As dicas de plantas jovens escurecem ou vice -versa – elas se tornam muito brilhantes. Nos tomates, as veias adquirem um tom roxo. Este é um sinal claro de que eles perdem alguma coisa.
A pergunta regular surge – quais são as razões para isso?
Quando o solo é enriquecido com fertilizantes contendo todos os elementos macro e rastreadores necessários, o problema é obviamente diferente. A razão mais comum é que as raízes das plantas não podem absorver todos os nutrientes contidos nela, incluindo o potássio, fósforo e cálcio necessário.
Nos últimos anos, o verão tem sido muito quente, o que requer mais rega com água, e pode ser firme. Assim, a camada superior do solo se torna alcalina, levando ao aparecimento de clorose causada pela deficiência de ferro. Mesmo quando disponível no solo, fica inacessível a esses solos.
Um sinal de clorose causado pela deficiência de ferro é o amarelecimento das folhas que começam a partir das pontas das plantas anuais e dos brotos das plantas perenes, enquanto as veias permanecem verdes.
Como o ácido cítrico ajuda?
O ácido cítrico é um ácido seguro do solo e ajuda a converter o ferro em uma forma acessível.
A maioria das plantas prefere solo levemente ácido – tomate, pimenta, berinjela, batatas, morangos, mirtilos, hortênsias e muito mais. Eles crescem e frutas melhor a pH 5,5-6.5. A rega frequente é lavada os ácidos, mudando o pH do solo para a alcalinidade. O ácido cítrico pode ser usado como corretivo fraco.
Em solo ligeiramente ácido, não apenas o ferro se torna mais facilmente acessível, mas também outros elementos de traços-manganeses, pinheiros, zinco. Eles são todos cruciais para as plantas, especialmente para florescer e frutificação, e também são responsáveis pela imunidade das plantas. Manter a acidez ideal pode levar significativamente a um aumento nos rendimentos.
Dose de ácido cítrico
Para alimentação foliar, dissolva 1 colher de chá de ácido cítrico em 3 litros de água e adicione 1 colher de chá de sulfato de ferro à solução. Mexa e cubra até 10 litros, pulverizando imediatamente depois. É importante saber que esta solução não pode ser armazenada.
Para administração radicular, dissolva 1 colher de sopa em 10 litros de água. É regado apenas em solo úmido. Devemos lembrar que a acidificação excessiva do solo não pode ser menos prejudicial que a alcalização.
Quando o ácido cítrico deve ser usado?
O ácido cítrico não deve ser usado em vez de fertilizante, mas apenas como uma ajuda que ajuda as plantas a absorver outros nutrientes.
Misturar com produtos contendo mel – solução de bordô, cuprocina e muito mais não é permitida. A mistura com as preparações contendo cálcio também é inadmissível porque sedimentos insolúveis são formados.
O ácido cítrico não deve ser usado para plantas que preferem solo neutro ou alcalino: repolho, beterraba, cebola, alho, vegetais de folhas verdes, groselha, trepadeiras e muito mais. O ácido cítrico é contra -indicado para eles.

![]() |

