Segundo dados operacionais do Ministério da Agricultura (em 21.11.2024), foram semeados 99.174 mil. ha com colza. 32.870 mil foram alimentados. ha (31,1% da área total semeada). Devido ao longo período de seca e à falta de chuvas nos dois a três meses anteriores, a preparação das áreas, a sementeira, a germinação e o desenvolvimento da colza de inverno foram realizados em condições de agudo défice de humidade. A falta de umidade levou à brotação e ornamentação irregular das lavouras, afirmam os especialistas do Ministério da Agricultura.
Durante o período, foi detectada atividade prejudicial do rato-comum inimigo na colza. Nas regiões: Burgas, Varna, Kyustendil, Silistra e Targovishte, foi relatado um ataque sob e em torno do PIV (0-2 colónias ativas/ha) numa área limitada. Nenhum dado foi apresentado para tratamento químico contra o inimigo.
Foi estabelecida atividade prejudicial da vespa da colza /Athalia rosae/. Na região de Varna, foi registada uma densidade abaixo do PIV (0-0,5 unidades/m2). Lá, foi dado um segundo sinal para tratamento químico. Nas regiões de Vratsa e Plovdiv, a densidade é inferior e superior ao PIV (0-3 unidades/m²).

![]() |