sinor.bg
Cada cultura tem seus próprios requisitos específicos para as condições de crescimento, e o desvio dos parâmetros ideais leva à ocorrência de diferentes problemas em cada estágio do desenvolvimento. Uma delas são mudas muito altas, com as hastes permanecendo muito finas e frágeis e os intermatos são muito alongados. Tais plantas geralmente têm um sistema radicular mal desenvolvido.
Por que as mudas são prolongadas?
As razões para o alongamento das mudas são diferentes – falta de luz, rega, nutrição, condições de temperatura, etc. Na natureza, as plantas se adaptam – elas brotam, florescem e dão frutos quando as condições estão se aproximando, mas apenas as fortes sobrevivem. Se as condições de crescimento estão próximas do naturalmas os efeitos negativos de fatores imprevisíveis são eliminados, o resultado será diferente.
Escassez de luz
A causa mais comum da eliminação das plantas é a deficiência de luz. O período inicial das mudas é caracterizado por uma parte curta da luz do dia. Devido à falta de luz, as plantas estão se esforçando para o sol, mas permanecem finas e fracas. Eles são muito difíceis de transplantar e geralmente são danificados. O problema é especialmente agudo em culturas com um ciclo mais longo de lixo de desenvolvimento, pimenta, berinjela e outros, porque a luz natural não atinge.
Se as mudas atingirem uma fase de desenvolvimento para o plantio em um local permanente, mas as temperaturas não permitem, não devemos nos apressar. A escassez crítica de luz é necessária para compensar.
Os fitolampos são uma solução universal. É o suficiente colocá-los a cerca de 30 cm de mudas e ligá-las por 3-4 horas de manhã e noite, bem como em clima nublado. Telas de reflexão leve também podem ser usadas, mas o principal é que as plantas devem receber luz por cerca de 12 horas por dia.
Condições de temperatura violadas
O quarto não deve estar muito quente ou frio. Para a maioria das plantas, as temperaturas ideais não são superiores a 25 graus Celsius. Há também amantes de pimenta, berinjela e outros que preferem 25-28 graus.
Para emergir as sementes, são necessárias temperaturas um pouco mais altas, mas após o aparecimento das mudas, é aconselhável reduzir a temperatura em 4-6 graus em cerca de uma semana. As condições naturais podem ser simuladas, com temperaturas noturnas reduzindo 3-6 graus e na ausência de luz.
Problemas com umidade
Quanto mais jovens as mudas a cultura é, mais cuidadosamente o nível de umidade deve ser abordado. Quando seca, sais nocivos são acumulados nas plantas, que causam alongamento e secagem gradual.
As mudas também são alongadas quando irrigadas com muita frequência, porque a umidade excessiva interrompe o desenvolvimento do sistema de tela. Isso também leva ao surgimento de patógenos e ao desenvolvimento de processos apodrecidos.
É difícil dizer com que frequência deve ser regada porque depende do estágio de desenvolvimento, das qualidades do solo e dos requisitos de cada cultura. Se o solo secar mais rapidamente, é necessário regar com mais frequência. É importante que seque até uma profundidade de 2-3 cm entre os intervalos e a temperatura da água deve ser de 20 a 25 graus.
Semeadura densa de sementes e mergulho inadequado
Se semearmos as sementes densamente, as plantas começam a competir entre si por luz e espaço a partir do momento em que brotam. Quando deixamos as mudas por um longo tempo em um recipiente, não haverá espaço suficiente para desenvolver o sistema radicular, e os caules interferem entre si e crescerão de maneira não natural e fina. Obviamente, é melhor mergulhar em recipientes separados o mais cedo possível, imediatamente após as primeiras folhas verdadeiras aparecer.
Em um estágio anterior, podemos diluir mudas removendo as plantas fracas e talvez algumas outras, fornecendo espaço suficiente entre elas.
Se mais folhas já tiverem sido desenvolvidas, o par inferior pode ser cortado, o que chocará a planta e diminuirá seu desenvolvimento. Quando mergulhar, as mudas são colocadas mais profundas, o que estimula o crescimento do sistema radicular e o torna cada vez mais forte.
Nutrição
Nitrogênio, fósforo e potássio são vitais para o crescimento saudável das plantas. Sua escassez levará a um atraso no desenvolvimento, mas eles devem ser dosados corretamente-é importante não apenas a quantidade, mas também a proporção, porque muitas vezes o excesso é mais prejudicial que a escassez. Altas quantidades de nitrogênio levam a um rápido crescimento de mudas, mas a massa foliar domina e as hastes permanecem finas e frágeis.
A deficiência de nutrientes também pode ser uma causa indireta de mudas. Nesse ambiente, as plantas responderam mais fortemente a condições adversas causadas pelo calor e pela luz.

![]() |