Nos últimos anos, tem havido um aumento constante no interesse pelo cultivo de tomate de interior e a tendência é extremamente fácil de explicar, afirmam especialistas da publicação eletrônica AgroXXI. Desta forma, quem quiser pode trazer algo novo ao design verde da casa, e não é necessário muito espaço – basta um parapeito de janela ou uma pequena alcova na varanda envidraçada. Além disso, algumas variedades modernas de tomate foram especialmente selecionadas para cultivo doméstico. Alguns hobbyistas consideram o processo não apenas uma ocupação útil, mas também uma fonte de prazer. Ver os tomates crescerem, cuidar das plantas e principalmente colhê-los traz alegria e satisfação. E embora o investimento inicial em sementes, vasos, terra e luzes LED possa parecer grande, muitos tendem a gastar porque os tomates de interior não são apenas saborosos, mas também se tornam um elemento atraente do interior. As cores vivas dos vegetais e plantas acrescentam cor e frescor a qualquer ambiente, e muitos entusiastas transformam os parapeitos das janelas e varandas em pequenos jardins, criando um ambiente aconchegante em casa.
Os tomates de interior não podem viver sem fertilizar, já que um dos principais fatores que mais afetam o seu cultivo é o espaço limitado nos vasos. Ao contrário daquelas plantadas ao ar livre, o seu acesso a nutrientes e água é limitado. O solo nos vasos esgota-se rapidamente e, sem fertilização regular, os tomates de interior podem sentir falta dos micro e macroelementos de que necessitam, o que conduzirá inevitavelmente a várias doenças e ao enfraquecimento das plantas. Os fertilizantes ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a aumentar a resistência a doenças e pragas, e as plantas saudáveis enfrentam mais facilmente condições adversas como a falta de luz que caracteriza o período escuro e frio do ano.
Os fertilizantes contêm todos os elementos necessários para o pleno crescimento e desenvolvimento das plantas. O nitrogênio, o fósforo, o potássio e os oligoelementos auxiliam no processo de formação dos laços, melhoram o sabor dos vegetais e aumentam sua quantidade, o que significa que a fertilização regular nos ajudará a obter uma colheita rica e de alta qualidade. O nitrogênio apoia o acúmulo de massa verde, o fósforo – o desenvolvimento do sistema radicular e a floração, e o potássio melhora a resistência geral das plantas e contribui para a formação dos vegetais.
A alimentação de tomates internos é recomendada a cada 2-3 semanas durante o período de crescimento ativo, e é bom alternar fertilizantes biológicos com minerais complexos. Porém, é preciso não esquecer que a fertilização excessiva pode causar queimaduras químicas nas raízes, por isso até as primeiras 4 semanas é melhor usar fertilizantes orgânicos caseiros ou adquiridos. A partir da 6ª semana, a ênfase está nos fertilizantes minerais nitrogenados com metade da dose recomendada para o cultivo de tomate ao ar livre.
Durante o período de floração, as plantas necessitam de doses maiores de fósforo e potássio. Uma das receitas mais simples no início da alimentação do tomate de interior é com infusão de banana. Você precisa de cascas de 2 a 3 bananas, que são cortadas em fatias grossas. Colocamos em uma jarra e cobrimos com água, deixando repousar 2 a 3 dias, após os quais são filtrados. A tintura resultante é diluída em água na proporção de 1 para 3 e utilizada para regar as plantas. Contém fósforo e potássio. Durante o período de frutificação, a ênfase está na alimentação com potássio.
Aliás, mesmo no preparo da mistura de solo pode-se adicionar cascas de ovo. São bem lavados, moídos em misturador ou pilão até ficarem pulverulentos, despejados na mistura de solo e bem misturados. Cascas de ovo são uma fonte de cálcio que fortalece raízes e caules em desenvolvimento.
Os fertilizantes complexos permitem manter o equilíbrio entre todos os elementos necessários, o que é especialmente importante para o tomate de interior, que pode ter dificuldades na obtenção de nutrientes devido à quantidade limitada de massa de solo. Nas lojas especializadas estão disponíveis diversas misturas de fertilizantes para cada fase de crescimento com rico teor de nutrientes necessários para o momento específico, além de fertilizantes líquidos prontos, fáceis e convenientes de usar em casa.

![]() |