Há uma vaga no jardim, mas não há material de plantio suficiente e então temos que procurar uma solução. Cortar batatas não é um mito, mas uma prática que tem seus prós e contras. O requisito mais importante é seguir as regras.
O que podemos fazer e vale a pena dividir os tubérculos?
Este é um método conhecido que nos permite compensar a escassez de material de semente ou multiplicar uma variedade de deficiência mais rápida. Se os tubérculos forem muito grandes, podem ser usados mais racionalmente economizando dinheiro. As batatas grandes podem ser cortadas em duas, três ou quatro partes, mas é importante observar a peça mais importante da condição-cada uma deve ter pelo menos 2-3 “olhos”. Eles são responsáveis pelo crescimento dos caules. Se tudo for feito corretamente, a colheita de batata não será pior que os tubérculos integrais.
O tamanho dos tubérculos e a quantidade de brotos são decisivos para a maneira como se dividem. Os especialistas recomendam que pesem cerca de 60 gramas em dois, em comparação com 70-100 e mais pesados em quatro ou mais partes. Acredita -se que seu peso ideal seja de cerca de 30 gramas.
Quando é o momento certo para dividir as batatas?
Os melhores resultados são obtidos ao cortar os tubérculos de 25 a 30 dias antes do plantio. Durante esse período, a incisão é coberta com uma camada de cortiça, que protege o tubérculo de condições adversas. O tecido protetor impede os processos de decaimento. É muito prejudicial dividir no dia do plantio, especialmente se o tempo estiver chuvoso e frio. Então, mesmo técnicas como carbono ativado ou cinzas de madeira não ajudam.
Em alguns casos, é permitido reduzir esse período para 3-4 dias. Isso é feito se os “olhos” começarem a crescer ativamente, o que significa que os tubérculos acordaram e a cicatrização de feridas se tornar mais rápida. Sabe -se que, após a intervenção bruta, as reações de proteção se intensificaram, mas somente quando os tubérculos não são portadores de doençaS Apenas batatas saudáveis devem ser selecionadas para sementes e a partir de ricos surtos de colheita.
Como as batatas são cortadas?
Eles são cortados em comprimento, tomando cuidado para não danificar os brotos. Após cada seção, a ferramenta deve ser imersa em uma solução escura de permanganato de potássio. Se não houver material de plantio suficiente e os tubérculos forem grandes e tiverem a quantidade necessária de brotos, eles poderão ser cortados em mais partes. As peças inferiores são removidas com uma seção transversal e plantadas apenas as partes superiores.
Isso não deve ser confundido com os cortes circulares transversais, feitos com uma faca afiada a uma profundidade de 1 cm para estimular o crescimento do número máximo de brotos. Esta operação é bem -sucedida quando é executada antes de ativar os olhos.

![]() |