O tempo úmido e a semeadura precoce do girassol causam uma multiplicação maciça de um verme de bezerro nas colheitas, alertou Marian Peev, que também é presidente do Kopareta Zkpu agrícola “Maglen”. A organização também é membro da Associação Búlgara de Agricultura Inovadora (Baise) e é anexada ao sindicato dos agricultores.
Segundo Peev, a ameaça não se esgota com os inimigos – também há um sério risco de mana sistêmica, que pode atacar no solo antes de brotar. Esta é a primeira de uma série de recomendações de especialistas na seção de conselhos da New Baise, que apresentará informações oportunas sobre os riscos e medidas agronômicos atuais no campo.
As dicas para os agricultores são as seguintes:
– Na presença de um worm de bezerro, é recomendável usar produtos biológicos baseados em Beauveria bassiana;
– Para prevenção contra mana em girassol – preparações bacterianas baseadas em Bacillus subtilis;
– A descontaminação das sementes é obrigatória, especialmente com o objetivo de garantir um mínimo de 6.000 plantas por acre;
– Recomenda -se aplicar proteção na área ao redor da semente, onde começa o risco de patógenos do solo.
E com o milho, a proteção deve começar a partir da semente, Peev enfatiza. Segundo ele, você não deve confiar na sorte, mas na semeadura oportuna e na preparação preliminar. Já foram surgidos e protegidos em muitas partes do país.

![]() |