sinor.bg
Os tomates são uma cultura relativamente resistente à seca, dada a sua origem (América Central e do Sul), mas a rega inadequada no calor pode criar problemas muito sérios – queda de cores e ligações, bem como o desenvolvimento de várias doenças fúngicas. Os erros de rega durante a frutificação são capazes de arruinar toda a colheita. As frutas são rachadas, deformadas, permanecem pequenas ou insignificantes.
Regras básicas para regar tomates no calor
Os especialistas observam que, no clima quente, os tomates devem ser regados profusamente, e, ao mesmo tempo, evitando a sobreposição, porque cria condições para o desenvolvimento de processos apodrecidos, bem como a rápida multiplicação de microorganismos patogênicos. Isso enfatiza ainda mais as plantas e os problemas aumentam.
Durante períodos de calor constante quando As temperaturas são de cerca de 30 graus Celsius ou superior, a taxa de rega ideal é 2-3 vezes por semana. Isso ocorre apenas aproximadamente porque outros fatores que têm uma influência significativa devem ser levados em consideração:
-Um tipo de solo (arenoso seca mais rápido que argila);
-A idade das plantas (durante a frutificação a carga é maior e a frequência aumenta);
– A presença ou ausência de cobertura morta, bem como sua aparência;
– Frequência e energia eólica.
Como regar corretamente?
Uma recomendação importante é que os tomates sejam regados e o solo esteja molhado até a profundidade da massa principal das raízes. Isso é pelo menos 25-30 cm e para variedades altas indeterminadas para 40-50 cm.
A água não deve cair nas folhas, hastes e especialmente em frutas maduras em clima quente. As gotas causam queimaduras na massa foliar, e a umidade constante favorece o desenvolvimento do fitófista, cladospore e outras doenças perigosas dos tomates.
É melhor fazer rega pela manhã. A água terá tempo para absorver profundamente o solo antes do calor do calor. As folhas, se pulverizarem acidentalmente, terão tempo para secar antes que o sol se torne particularmente ativo. À noite, é aconselhável regar os tomates mais perto do pôr do sol.
Quanta água os tomates precisam no jardim em clima quente?
As plantas jovens não precisam de muita água e hidratação constante. Em média, 0,5-1 litros por mato é suficiente-depende do seu tamanho. Durante a floração, os tomates precisam de quantidades maiores, com 2-3 litros de rega para cada planta. Com a deficiência de umidade, as cores e as ligações podem cair e a fruição diminui.
No início do crescimento ativo e quando os tomates começam a amadurecer, eles precisam de mais água que pode penetrar profundamente no solo. Durante o amadurecimento em massa, as quantidades são reduzidas para impedir o risco de quebrar a fruta e melhorar sua doçura.
Principais erros de rega tomates
Em junho, os tomates estão florescendo ativamente, formando ligações e começando a amadurecer, e a rega adequada é essencial.
Os erros mais comuns Ao regar os tomates, eles são:
– Rega durante o dia em que as temperaturas são altas;
– admissão de seca, como resultado das quais as cores e as ligações caem;
– A umidade do solo, que é prejudicial para as raízes, as folhas ficam amarelas e caem e os frutos são rachados;
– umedecimento excessivo das folhas porque cria pré -requisitos para o desenvolvimento de várias doenças;
– Falta de cobertura morta, o que leva à rápida secagem do solo e ao superaquecimento do sistema radicular.

![]() |