Começa a época de semeadura das mudas e é útil saber quais sementes precisam de quais condições para germinar. Quando as sementes estão em repouso, os processos de atividade vital nelas ocorrem de forma extremamente lenta e praticamente imperceptível. Se as condições mudarem, as sementes incham e germinam.
Efeito da luz na germinação de sementes
Os principais fatores que afetam a germinação são: umidade adequada, temperatura e acesso ao ar. Há outro que muitas vezes ignoramos – que é a luz. De acordo com as preferências, as culturas são divididas em três grupos:
1. Neutro ao efeito da luz
Um grupo de plantas é absolutamente neutro a este respeito e não lhes importa se estão no escuro ou na luz. No solo ou na superfície, se as demais condições forem favoráveis, elas germinarão. Via de regra, as sementes são de tamanho médio e com pequeno suprimento de nutrientes. A profundidade normal de semeadura no solo é de 1-3 cm. Eles pertencem a este grupo saladas, salsa, daikon, azeda, endro etc.
As exigências dessas culturas não são altas, mas devemos ter em mente que algumas contêm óleos essenciais que retardam a germinação.
2. Culturas com germinação escura
Para a germinação das sementes desse grupo é importante que elas fiquem no escuro – enterradas no solo. As sementes são grandes e possuem um suprimento razoável de nutrientes, permitindo que durem mais se as condições se deteriorarem. Geralmente são semeados em maior profundidade (3-10 cm). Eles se adaptam facilmente a condições áridas e mais umidade é armazenada em áreas mais profundas. Estas culturas requerem maiores quantidades de água – muitas vezes várias vezes o seu peso – para inchar e germinar as suas sementes. A este grupo pertencem tomate, pimentão, berinjela, rabanete, abóbora, abobrinha, pepino, melancia, melão e muitos outros, e dos decorativos – flox, verbena, tagetis, mamona, etc.. A maioria das culturas é assim e, para elas, a luz tem um efeito negativo, que pode ser fatal para a sua sobrevivência.
3. Culturas sensíveis à luz
Para essas culturas, a presença de luz durante o período de germinação das sementes é vital porque estimula o processo – caso contrário elas morrerão. São simplesmente semeados na superfície do solo, que primeiro deve ser nivelado e levemente compactado. Eles não brotarão no escuro.
As sementes destas culturas são geralmente muito pequenas. Eles requerem quantidades mínimas de água para inchar e germinar, embora tenham maiores necessidades de umidade para seu desenvolvimento. Por serem muito pequenas, as sementes não possuem reservas de nutrientes.
Este grupo inclui: beldroegas, petúnias, dogwood, paralelepípedos, impatiens, papoula, morango, aipo, lobélia, geichera, ageratum, celosia, mimulos, brovalia, etc.
Os fabricantes de sementes muitas vezes granulam (arrastam), o que permite um consumo mais econômico e facilita a semeadura.

![]() |