A laranja é uma fruta que nos refresca no verão e nos enche de vitaminas no inverno. As cascas podem ser utilizadas para dar sabor e refrescar o ar e, nos meses quentes, para repelir insetos. As laranjas podem ser uma delícia não só para nós, mas também para algumas plantas de interior. Não jogue fora as cascas, mas aproveite-as ao máximo!
O fertilizante de casca de laranja não é apenas útil, mas também uma forma ecologicamente correta de manter a saúde de nossas plantas. Eles enriquecem o solo com nutrientes, melhoram sua estrutura, criam um ambiente favorável ao desenvolvimento de microrganismos e até repelem algumas pragas, e as plantas ficam mais saudáveis e bonitas.
No inverno, é bom alimentar as plantas de interior com fertilizantes naturais, e as cascas de laranja são uma excelente opção.
Essas cascas são ricas em enxofre, nitrogênio, cálcio, magnésio e outros nutrientes importantes que podem apoiar a saúde de nossas plantas. Ajudam a controlar pragas, mas também promovem a acidificação natural do solo, algo que agrada muitas plantas de interior, como violetas africanas, azáleas, begónias, etc.
A exceção são os cactos e as suculentas, que não precisam dessa nutrição – precisam apenas de fertilizantes especializados, mas também devem ser usados com muito cuidado e raramente.
Para os diferentes crótons, monstera, sanseviera, hera, samambaias, filodendros, azáleas, begônias, gardênias, bem como violetas – cascas de laranja são muito indicadas. Eles podem ser adicionados diretamente ao solo dos recipientes de duas maneiras: cortamos a casca em pedaços muito pequenos e misturamos com o solo, ou secamos, moemos até formar um pó fino e polvilhamos por cima.
Também podemos preparar um fertilizante de liberação lenta adicionando outros ingredientes – cascas de laranja e banana e borra de café. Cortam-se partes iguais de cascas de frutas frescas, adiciona-se uma pequena quantidade de sedimento, tudo é amassado e aproveitado.
A casca da banana se decompõe mais rápido e enriquece o solo com nitrogênio, fósforo, potássio e magnésio, enquanto a casca da laranja entra em ação um pouco mais tarde. O café melhorará a retenção de umidade e evitará a compactação da camada superior, tornando a mistura adequada para plantas domésticas de folhas verdes e que gostam de umidade, mas não para suculentas e cactos.
As cascas de laranja contêm um composto aromático chamado d-limoneno. É uma substância hidrocarbonada do grupo dos terpenos que repele naturalmente muitos insetos nocivos, incluindo os perigosos mosquitos do fungo. Se houver larvas de pragas escondidas no solo, os pedaços de casca de laranja irão forçá-las a subir à superfície.
Uma solução para tratamento foliar pode ser preparada a partir de cascas de laranja. Meia xícara de casca fresca picada é fervida em 0,5-0,7 litros de água por 10 minutos, resfriada e filtrada. As plantas são pulverizadas uma vez por semana e não há risco de fitotoxicidade. O D-limoneno é usado como ingrediente ativo em várias preparações ecológicas para repelir insetos nocivos.

![]() |