sinor.bg
Muitos “glutões” muitas vezes podem ser vistos na copa das árvores frutíferas. É o nome dado aos rebentos fortes que não contribuem para a frutificação. São perigosos porque consomem muitos nutrientes para o seu crescimento, compactam a copa e não dão frutos.
Como reconhecer glutões?
Não é difícil distinguir esses rebentos – crescem verticalmente para cima, existem grandes distâncias entre pequenos botões e folhas grandes. Eles são caracterizados por um crescimento muito rápido e poderoso. O mais importante é que nos próximos 4-5 anos não darão frutos. Eles apenas absorvem os nutrientes da árvore e crescem excessivamente, causando diversos problemas.
Quais são as razões para ter muitos glutões?
Quando há uma quantidade excessiva de devoradores em uma árvore é um problema sério, mas a natureza não cria nada assim. Os glutões se desenvolvem para compensar galhos cortados ou perdidos. Isso significa que alguns deles podem ser deixados. Depois de um período mais longo, eles não só restaurarão a parte perdida da copa, mas também darão frutos com a abordagem correta.
Conhecendo os motivos do aparecimento de brotos estéreis, podemos tomar medidas para reduzi-los. Isso tornará a árvore não apenas mais forte, mas também produtiva.
O desenvolvimento da gula pode ser devido ao seguinte:
– poda muito forte da copa;
– alimentação excessiva com fertilizantes nitrogenados;
– excesso de umidade;
– ataques de pragas;
– ferimentos, queimaduras, congelamento, etc.
Maçãs e peras são as que mais sofrem com o aparecimento de brotos não frutíferos. Portanto, é adequado podar os glutões a tempo. Para a sua remoção atempada, não devemos esperar até ao outono, mas já no verão, quando estão macios e a madeira ainda não amadureceu. Se perdemos o tempo, a poda é feita em anel sem deixar toco.
As restantes cabaças devem ser podadas em várias etapaspara forçá-los a frutificar mais cedo ou dobrá-los para a posição horizontal possível. Quando há um “grupo” inteiro de brotos que crescem verticalmente, deixamos apenas aquele que está em uma posição mais favorável para substituir o galho perdido. O resto é removido.
A inspeção regular da copa e a retirada das cabaças são feitas em qualquer época da temporada. É mais fácil evitar que o problema ocorra do que procurar uma solução posteriormente.

![]() |