O leite para regar e pulverizar mudas é uma maneira ligeiramente incomum, mas eficaz de nutrir. Esse método não apenas permite que o solo seja saturado com nutrientes, mas também para proteger as plantas de doenças e pragas.
Por que o leite é útil para mudas?
O leite contém muitos nutrientes, como cálcio, potássio, fósforo e aminoácidos, essenciais para o desenvolvimento saudável de mudas. Esses elementos ajudam a fortalecer o sistema radicular, melhorar o metabolismo das plantas e aumentar sua resistência à doença. Além disso, a solução do leite cria um filme fino nas folhas, o que impede o desenvolvimento das doenças fitófistas, podridão e outras doenças fúngicas – atua como um anti -séptico.
Outra propriedade importante do leite é sua capacidade de repelir pragas. O ácido lático e a lactose contidos na solução tornam as folhas menos atraentes para os pulgões, ácaros e outros insetos. Assim, o leite não é apenas fertilizante orgânico, mas também uma medida preventiva contra doenças e pragas.
O segredo está em lactose, que não tolera pragas e em cálcio, o que torna as hastes mais resistentes.
Como usar o leite corretamente?
Ao usar soluções de leite, é importante observar as proporções certas para que não prejudiquemos as plantas. A solução excessivamente concentrada pode causar danos às folhas, enquanto as ligeiramente saturadas não levarão ao efeito desejado.
É importante usar leite natural, de preferência não pasteurizado. Se isso não for possível, comprado na loja pode ser usado, mas com uma vida útil mínima.
A solução é preparada em uma proporção de 1:10 – 10 litros de água é misturada com 1 litro de leite. Para melhorar o efeito, 10 gotas de iodo podem ser adicionadas. O iodo melhora a absorção de nutrientes, descontaminando o efeito e aumenta a imunidade das plantas.
A solução é agitada bem e deixada de repousar por 1-2 horas antes do uso.
Vantagens e desvantagens
As principais vantagens estão em composição natural e simpatia ambiental, efeito rápido e acessibilidade, proteção contra doenças e pragas. O uso de soluções de leite favorece a melhoria da estrutura do solo.
É importante observar a proporção dos ingredientes porque se acumula no solo quando a overdose.
Com que frequência podemos usar soluções de leite para regar e pulverizar?
A frequência depende da condição das mudas, mas é gerenciada uma vez a cada duas semanas. Se as plantas estiverem fracas ou doentes, a frequência poderá ser aumentada uma vez por semana.
A opinião de especialistas é que as soluções de leite são uma excelente alternativa e uma abordagem complexa para o uso de fertilizantes e produtos químicos minerais para proteção, mas devem ser usados com cuidado. É importante combinar rega com afrouxamento do solo e limpeza oportuna de ervas daninhas.
Esta mistura é mais adequada para regar e pulverizar tomates, pimenta e berinjela.
Overdose Isso leva ao solo embebido, amarelecimento e deformação das folhas. Se um revestimento branco for formado na superfície, é imperativo reduzir a rega para uma vez por mês.

![]() |