Mana cubana nos pepinos

Mana cubana nos pepinos


Foto: Sinor.bg

A penosporose, também chamada de mana cubana, é uma doença muito grave do pepino. O nome de todo o grupo de doenças causado pelo pseudo -fennel da classe Oomiceth é devido às diferentes espécies que se adaptaram aos hospedeiros individuais. Em um sério risco de infecção por penosporose estão pepinos, mas os ataques da doença Todas as culturas da família de abóboras, E também cebola, uvas, espinafre, rabanetes, alface e muito mais. Igualmente ameaçados são culturas cultivadas ao ar livre e em instalações de defesa.

Sinais externos

Os principais sinais são manifestados pela primeira vez nas folhas e, posteriormente, nas hastes e cores. Geralmente, a contaminação ativa das plantas ocorre durante o período de frutificação. Se as sementes estiverem infectadas, os sinais de dano serão obtidos por todas as plantas. A doença se desenvolve muito rapidamente e, sem medidas especiais, leva à perda de massa foliar. Isso, por sua vez, é uma razão para reduzir a formação de ligações e diminui o crescimento de frutos. Eles permanecem de cor pálida, seu gosto também se deteriora. Finalmente, as plantas podem morrer.

Nas regiões mais quentes, há também uma forma latente de penosporose. No começo, pequenas manchas amarelas são formadas nas folhas, limitadas por veias. No verso, aparece um fluido, o que dá à superfície uma aparência gordurosa. A doença é caracterizada pela morte gradual das folhas.

Diagnóstico

Quando são detectados os danos prováveis às plantas da penosporose, é importante saber que os principais sinais de crescimento em estufas e ao ar livre difere um pouco. Em caso de dano às plantas cultivadas em áreas abertas, manchas verde-amarelas com tamanho de 1-3 mm são formadas na parte superior das folhas. Eles são claramente restringidos pelas veias e subsequentemente aumentaram para 5-9 mm. A cor muda para um marrom mais saturado a claro. Gradualmente, os pontos se fundem entre si, se espalham por toda a superfície da folha e seca. Um revestimento levemente acinzentado aparece no lado mais baixo. A razão é A esporulação assexuada do patógeno.

Nas instalações fechadas, as manifestações são mais agressivas e mais pronunciadas. Grandes manchas amarelas (até 2-3 cm) são formadas nas folhas, nas veias principais e em todo o perímetro. À medida que a doença avança, eles mesclam e cobrem uma parcela significativa da placa foliar. A parte central adquire uma cor cinza escura ou marrom escuro. As folhas secam rapidamente, encolhem, mas não caem. A sobrevivência pode se desenvolver não apenas na parte inferior, mas também no topo das placas de folhas.

Causas de ocorrência de penosporose

Os principais fatores para o aparecimento da penosporose são:

– alta umidade (mais de 85%);

– Rega abundante e frequente com água fria, o que cria condições favoráveis para o aparecimento de cogumelos patogênicos;

– flutuações de temperatura 24/7 (quando as salas de estar têm mais de 30 graus Celsius e as noites caem para 20);

– plantio denso de plantas ou uma grande quantidade de ervas daninhas, o que leva a uma diminuição da ventilação e retenção de umidade na superfície das folhas das plantas;

– Nas condições do cultivo de estufa, muitas vezes há um acúmulo de abundante condensação interna nas paredes das instalações, e a má ventilação complica o problema.

Fatores adicionais são as características varietais-são menos resistentes a doenças, e os esporos de patógenos podem ser retidos nos resíduos de plantas e nas sementes.

Métodos de controle

As medidas preventivas são reduzidas a limpeza cuidadosa e remoção de todos os resíduos de plantas e desinfecção do solo e instalações. Os métodos eficazes de combate agro -técnico incluem:

– cultivo de híbridos resistentes à doença;

– plantar sementes de alta qualidade;

– Manter a umidade normal do solo;

– Fornecer boa ventilação.

Diferentes fungicidas podem ser usados para combater a penosporose, dando preferência ao sistêmico e ao contato, e a pulverização com vários preparativos ajudará a evitar o desenvolvimento da resistência.

Os preparativos adequados são Ridomil Gold R VG, VP Champion, Triplo Vinayan, etc., bem como biopreparações (fitoporina M, trichoderma veride, etc.). A conformidade com concentrações e termos de quarentena é obrigatória.

Mana cubana nos pepinos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *