Não confunda o mofo no tomate com murcha verticílica

Não confunda o mofo no tomate com murcha verticílica


A cladosporose é uma das doenças mais comuns e perigosas, levando à diminuição dos rendimentos e qualidade da fruta. Muitas vezes, pode ser confundido com murcha verticílica e vários outros holofotes que atingem as partes acima do solo das plantas. A doença também é conhecida como mofo de azeitona Ou marrom irregular e é causado pelo clássico de cogumelos fulvum.

O problema está se tornando mais urgente para resolver, porque o controle anterior da doença foi realizado com sucesso através da resistência genética. Nos últimos anos, no entanto, surgiram novas cepas de patógenos que superam os genes de resistência usados nas variedades modernas.

A cladosporose é encontrada principalmente em instalações de proteção, mas os caprichos do tempo permitem a propagação ao ar livre, porque a infecção é rápida por 24 a 48 horas em condições favoráveis.

Sintomas da doença

A cladosporose pode ser facilmente reconhecida pelos seguintes sintomas:

1. A doença faz com que a aparência de verde claro a manchas amarelas pálidas com contornos borrados, redondos ou angulares, localizados principalmente nas folhas inferiores.

2. A cladosporose afeta primeiro as folhas mais antigas. Veludo, o molde verde ou marrom é formado na parte inferior das folhas – abaixo dos pontos. Com o tempo, o tecido no centro das manchas no topo das folhas escurece, fica necrótico e seco, e as folhas se abaixam, mas não caem.

3. As folhas afetadas desaparecem, secam e morrem, mas não caem porque suas bocas são bloqueadas pela esponja e não podem ser fechadas. Em casos graves, quase todas as plantas seguidas podem ser afetadas e parecem ter recebido uma forte queima das folhas inferiores.

4. Após a infecção, a doença também se espalha para as partes superiores das plantas e, às vezes, afeta os caules com sintomas de podridão. As cores são menos afetadas, mas se isso acontecer, elas secam antes que a fruta seja formada. Em uma alternativaemque é frequentemente confundido com a cladosporoseemapenas as folhas são afetadas e, devido a danos às hastes, as últimas podem ser confundidas com o fitófista.

5. Nos próprios tomates, com infecção grave com cladosporose, a formação de esporos de oliveira pode ser observada nas sépalas, que é acompanhada por necrose. Manchas pretas com borda embaçada podem aparecer nos frutos de tomate (verde e maduro).

A doença se desenvolve intensamente Em alta umidade-80-85%S sob tais condições, a infecção é muito rápida. O período de incubação é bastante longo e geralmente dura de 10 a 15 dias. As temperaturas ideais de desenvolvimento são de 20 a 25 graus Celsius. Para a estação de crescimento, várias gerações do patógeno podem ser substituídas.

Medidas preventivas

1. Verificou -se que o uso excessivo de fertilizantes nitrogenados contribui para o desenvolvimento da cladosorose. Eles precisam ser apresentados ao mínimo.

2. A doença pode ser espalhada pelas sementes ou resíduos de plantas no solo em que sobrevive. Embora o patógeno só possa se desenvolver no tecido vivo, a limpeza e a desinfecção gerais são obrigatórias antes do início da nova temporada. Verificadores de enxofre também podem ser usados para estufas.

3. O cultivo de variedades de tomate resistente a Cladospori é uma medida importante, bem como o uso de sementes de qualidade.

4. Mantendo a umidade ideal (65-75% e abaixo de 80% diariamente) em equipamentos de proteção.

5. Spraying preventiva com preparações de base de hidróxido de cobre.

Não confunda o mofo no tomate com murcha verticílica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *