sinor.bg
O pica-pau fedorento (Cossus cossus) é uma borboleta da família Cossidae e está espalhada por toda a Bulgária. Em áreas montanhosas, pode ser encontrada até 1.000 metros acima do nível do mar. Mas a densidade populacional desta praga é particularmente elevada nas regiões de Pazardzhik, Plovdiv e Kardzhali.
O inseto adulto é uma borboleta grande, que com asas abertas chega a 10 centímetros, e seu corpo chega a 4 cm. As asas anteriores são marrom-acinzentadas com listras onduladas transversais mais escuras. Existem várias manchas cinzentas na parte superior e média das asas. O par de asas traseiras é cinza-acinzentado e contra esse fundo as linhas parecem mais fracas. O ovo é oblongo, oval, claro com tonalidade canela ou acastanhada. Tem até 0,14 mm de comprimento. É nervurado longitudinalmente.
A lagarta tem até 9 cm de comprimento. O específico é que emite um cheiro especial de vinagre. O dorso é amarelo cremoso e a cabeça é marrom escura. Possui tórax quitinizado mais escuro bifurcado ao meio por uma faixa amarelada.
A pupa é marrom escura, com até 4,4 cm de comprimento. Existem 14 fileiras transversais de ganchos quitinizados afiados. O corpo também é caracterizado por 8 espinhos semelhantes a dentes, entre os quais aparecem verrugas.
O percevejo é uma espécie de inseto onívoro, preferindo pêra, freixo, salgueiro e choupo, porque a madeira dessas espécies contém mais açúcares. O ciclo de desenvolvimento abrange três anos civis. Passa dois invernos como uma lagarta de idade diferente. A nova geração de borboletas aparece no final da primavera e início do verão. Existem dois picos no voo, que dura até o início de setembro. O primeiro pico ocorre no início de junho e o segundo no final de agosto até o início de setembro.
As borboletas tornam-se sexualmente maduras assim que aparecem. O acasalamento ocorre à noite. As fêmeas fertilizadas põem ovos na casca das árvores. A maior parte está na base do caule. A fecundidade das fêmeas varia de 287 a 710 peças. Os ovos são organizados em grupos,
A eclosão começa na segunda quinzena de junho e continua até meados de setembro. As jovens lagartas inicialmente fazem amplas galerias sob a casca da árvore. Eles têm formato irregular. O local da picada pode ser visto pelas aparas e excrementos granulares ao redor dos buracos. 15-70 lagartas vivem em uma galeria. Até o primeiro inverno, as lagartas ficam rasas na madeira e depois penetram profundamente em direção ao coração. Eles comem muito e crescem rápido.
Importante para o reconhecimento da praga é que um líquido com um cheiro forte e irritante saia dos buracos. No freixo, as lagartas se reúnem principalmente na região do colo da raiz e na base dos grossos ramos da raiz. De acordo com o tempo de eclosão, o desenvolvimento da nova geração se estende ao longo do tempo e dura cerca de 22 a 23 meses. As lagartas resistem ao frio por um longo período. Eles passam para a fase de pupa no solo. A fase dura de 3 a 4 semanas. As pupas ficam em um denso casulo de seda até um metro do tronco e a uma profundidade de cerca de 5 cm.
As árvores atacadas pelo percevejo enfraquecem significativamente e tornam-se resistentes a doenças e fatores abióticos adversos. (Continua)
Dr. Antonii Stoev – agrônomo de proteção de plantas

![]() |