
O permanganato de potássio é amplamente utilizado na jardinagem como um anti -séptico para descontaminação do solo, ferramentas, mudas, sementes, bem como para o controle de pragas, doenças fúngicas e bacterianas. Em alguns casos, também é usado como um fertilizante fraco para nutrir as plantas, mas não é uma panacéia.
Características de permanganato de potássio
O permanganato de potássio é uma substância cristalina com a fórmula KMNO4, que é obtida após a oxidação do minério de manganês. Ele se dissolve bem não apenas na água, mas também em outros líquidos, oxida -os, possui propriedades anti -sépticas e antimicrobianas.
Ao trabalhar com permanganato de potássio, é importante observar as proporções de diluição e agentes de proteção para evitar queimaduras na pele e danos ao trato respiratório.
Usando permanganato de potássio para plantas
No jardim, o permanganato de potássio é usado ao longo da estação de crescimento e em diferentes concentrações – 1%, 2%e 5%, o que depende de metas e colheitas.
Uma colher de chá padrão contém aproximadamente 6 gramas de cristais. Para obter uma solução com 1%, a concentração dissolve 1 colher de chá em 600 ml de água à temperatura ambiente. Esta solução não tem durabilidade e deve ser usada imediatamente após a preparação.
Para a desinfecção do solo contra patógenos, que se acumulam constantemente e causam várias doenças (podridão cinza, murcha de fusarium, oídio em pó, fitófista, etc.), é utilizada uma solução de 2%. Imediatamente antes do plantio de mudas, cerca de 1 litro de solução é derramado em cada poço. Verificou -se que, para obter a máxima eficiência, a temperatura da água deve ser de cerca de 70 graus Celsius.
De uma maneira análoga, o solo é descontaminado nas estufas, os círculos de árvores de explosão, na fileira de frutas e arbustos ornamentais.
A solução de 1%é usada para nutrir as culturas de frutas e, ao mesmo tempo, descontaminação. O solo é tratado 2 semanas antes do plantio de novas plantas.
Para a nutrição das raízes de culturas já plantadas, a quantidade necessária é dissolvida em 10 litros de água e a taxa de consumo é de 1 metro quadrado:
– 5 gramas para culturas vegetais e morangos;
– 10 g para culturas de arbustos;
– 15 g para árvores frutíferas.
Com tal concentração da solução, a nutrição frondosa também pode ser aplicada. É realizado antes da floração e durante a formação das ligações.
A nutrição da raiz é obrigatória em solo úmido – após a rega.
Para descontaminação das sementes, é usada uma solução a 1%, na qual elas ficam meia hora, lave sob água corrente e seque. Dessa maneira, não apenas as sementes de culturas vegetais são processadas, mas também as flores.
Para a descontaminação de recipientes, são utilizadas soluções com concentração de 2%, com o plástico foi completamente lavado e as estadias de madeira por cerca de 3 horas. Uma solução de 5%é usada para processar as ferramentas e a pulverização (para descontaminação) dos repositórios.
Vegetais e flores de lâmpada também são submetidos a patógenos durante o armazenamento. Eles precisam de uma solução concentrada na qual permanecem por 20 minutos, lave sob água corrente e plantados em um local permanente.
O permanganato de potássio não é uma panacéia e por quê?
Existem regiões em que o manganês está presente no solo em quantidades significativas. Em solos pobres e inférteis, muitas vezes há excesso e o permanganato de potássio não resolve problemas.
As pragas do solo deixam habitats após a rega, mas as chuvas e a água de irrigação reduzem a concentração e retornam novamente.
Muitos dos patógenos, principalmente os fungos, se adaptam rapidamente ao excesso de sais de manganês e eles não os impedem, mas as plantas podem ser prejudiciais.
O uso de permanganato de potássio, quando não conhecemos a composição do solo, deve ser aplicado apenas com uma reação neutra e alcalina.

![]() |

