O Phytophto é uma doença de tomate grave

O Phytophto é uma doença de tomate grave


Manchas marrons nas folhas, caules e frutos de tomate – o diagnóstico é um fitófista, que também é conhecido como mana de batata. É uma doença fúngica causada pelo fungo microscópico Phytophthora infestans, que se desenvolve muito rapidamente e pode destruir completamente a colheita. O inverno no solo e é ativado em condições apropriadas.

O Phytophto também afeta as batatas, pimenta doce, berinjela e outras culturas da família de batatas – é a razão pela qual elas chamam de mana de batata.

Sintomas da doença

As folhas e caules formam manchas necróticas marrons com uma borda leve. Em clima úmido, um revestimento esbranquiçado é formado no verso das folhas e as plantas começam a secar. Os frutos também são cobertos com manchas marrons e começam a apodrecer por dentro.

Causas para o aparecimento do fitófista

O patógeno é ativado em clima úmido, sendo a doença especialmente perigosa na segunda metade do verão, quando as temperaturas noturnas se tornam muito mais baixas que as salas de estar. Fogs e orvalho também são um pré -requisito para o desenvolvimento da doença. Na área de risco estão principalmente tomates cultivados ao ar livre e em estufas de polietileno.

Depois que as folhas e as hastes são afetadas, o Phytophto se espalha para os frutos, causando uma podridão úmida aquosa e tornando -os impróprios para o consumo. Se os sintomas ocorrerem no início da estação de crescimento, é possível uma perda completa da colheita. A doença se espalha muito rapidamente, especialmente em condições úmidas, temperaturas moderadamente altas e diferenças significativas de temperatura entre dia e noite.

Os resíduos inadequados de plantas dos últimos anos podem ser uma fonte de infecção.

A umidade e o umedecimento das folhas durante a rega, especialmente em clima frio, podem contribuir para o desenvolvimento da doença.

Medidas preventivas

A conformidade com as seguintes medidas preventivas é uma condição para prevenir a infecção:

– A conformidade com as regras de rotação de culturas e a alternância adequada das culturas é uma medida muito importante;

– Rega no início da manhã e ao pôr do sol, protegendo as folhas do molhamento;

– Pulverização com preparações contendo cobre antes que a doença ocorra e, se houver outras culturas vulneráveis nas proximidades – pulverizamos;

– Remoção das folhas inferiores, entrando em contato com o solo e a iluminação das plantas para uma boa ventilação;

– Cultivo de variedades de fitófistos -resistentes;

-friíciente de solo com fertilizantes de fósforo-potássio para aumentar a imunidade e melhorar a fertilidade do solo.

É mais fácil prevenir a doença do que tratar após o desenvolvimento da infecção.

Batata

A pulverização com fungicidas apropriados, mesmo quando os termos de dose e quarentena são observados.

As partes infectadas das plantas devem ser removidas e destruídas imediatamente e, no caso de infecção forte – toda a planta.

O mercado oferece várias preparações químicas e biológicas que podemos usar, levando em consideração o início da infecção. É muito importante durante frutificação e amadurecimento Os frutos devem ser usados preparações biológicas para o cultivo de plantas. Os remédios folclóricos incluem soro de leite com iodo, bicarbonato de refrigerante, infusão de alho etc., mas eles não são tão eficazes quanto biológicos e produtos químicos.

O Phytophto é uma doença de tomate grave

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *