sinor.bg
As plantas no pomar têm tempos de vida diferentes e aparentemente não possuem nenhum mecanismo comum de envelhecimento. Eles envelhecem não apenas em ritmos diferentes, mas também por razões diferentes. Cada espécie arbórea possui características próprias e o processo depende sobretudo das condições externas, mas pode ser acelerado pela ação de pragas e doenças.
Algumas espécies de plantas caracterizam-se pelo facto de não envelhecerem (banana, alho-poró, limonium, etc.), mas isso não significa que não morram. As culturas frutíferas vivem de maneira diferente – de alguns (7-8) a centenas de anos. A natureza sempre se opôs a esquemas simples e inequívocos que determinam o processo de envelhecimento e a duração da vida.
No jardim pequeno a diversidade de espécies costuma ser maior, e esse problema de “o que plantar no lugar da árvore morta” surge com frequência.
Que erros ocorrem ao renovar o jardim?
Um grande erro é plantar uma árvore da mesma espécie no lugar da antiga – por exemplo, substituir a velha macieira por uma nova ou plantar a mesma planta no lugar da thuja e do abeto murchados. Muitas vezes somos solicitados a não mudar a aparência do jardim, e esse desejo é compreensível, mas fundamentalmente errado, porque acarreta muitos riscos.
Normalmente, após a perda de uma árvore, outras culturas devem ser cultivadas naquele local – siderados, hortaliças ou plantas ornamentais por três a cinco anos. Caso ainda seja necessário plantar outra árvore, todos os riscos devem ser minimizados:
– a cova de plantio deve ser bem mais espaçosa, e o solo totalmente substituído por novo e adequado para esta espécie;
– aplicar a quantidade necessária e fertilizantes minerais e orgânicos adequados à respectiva planta;
– a profundidade de plantio também é importante, pois o colo da raiz deve permanecer no nível do solo;
– garantindo o cuidado ideal, mas a rega não deve ser exagerada até que a árvore esteja fortalecida.
Uma condição muito importante – quando plantamos uma nova árvore, devemos mudar a espécie. No lugar das culturas de sementes de frutas (maçã, pêra, marmelo, etc.), devemos plantar frutas de caroço (damasco, cereja, ameixa, etc.) e vice-versa.
Na escolha de uma fruta ou cultura decorativa, a compatibilidade também deve ser levada em consideração – sabe-se que cereja e maçã não são plantadas perto de damasco e ameixa não combina bem com pera. O reino vegetal é rico em diversidade de espécies e objeto de constante estudo da interação, proximidade e influência entre elas.
Jardineiros experientes geralmente não plantam nada no lugar de uma árvore morta durante o primeiro ano ou mais, permitindo que o local descanse. Só então são semeados os siderados, feito o gramado ou plantadas as plantas decorativas. Isto é muito útil no combate à fadiga do solo.
Siderados adequados
No lugar de uma árvore velha ou murcha, é melhor semear as seguintes culturas:
Legumes – trevo, feijão, feno-grego, ervilha, tremoço.
Crucíferos – mostarda, colza, nabo.
Cereais – centeio, trigo, aveia, phacelia.
As misturas dessas culturas proporcionam os melhores resultados para a restauração do solo.

![]() |