Loading ...

O que podemos plantar perto da nogueira?




A noz é um convidado frequente no nosso jardim. Existem agora novas variedades no mercado, apostando não só na produtividade, mas também na qualidade do fruto – frutado grande, com miolo limpo e brilhante, casca mais macia que permite fácil separação, autopolinização, posterior folhagem e floração , que os protege contra congelamento, etc.

A noz não está entre as vizinhas “pacíficas”, porque sua copa lança uma sombra poderosa e as secreções das raízes suprimem o crescimento de muitas espécies de plantas. Quando planejamos o plantio, devemos ter em mente todas essas características.

Alelopatia é a influência mútua das plantas com a ajuda de substâncias fisiologicamente ativas. Conhecendo bem essas dependências, podemos combinar as plantas para que não interfiram umas nas outras.

Como funciona a alelopatia da noz?

A nogueira é capaz de conquistar uma grande área e por isso deve ser plantada onde menos interfira. A razão está no fato de suas folhas conterem uma substância especial, a juglona, ​​que suprime muitas outras plantas. Se os plantarmos perto, eles pararão de crescer e poderão até morrer.

Juglone suprime o desenvolvimento de microrganismos do solo, tem cor e cheiro muito parecidos com o iodo, contamina fortemente as mãos ao ser tocado e é usado como corante. Possui muitas outras propriedades (fungicida, antibacteriana, etc.), por isso também é utilizado na medicina.

O juglone está contido em grandes quantidades em todas as partes da noz, mas no outono as folhas não representam perigo porque se desloca para as raízes e a folhagem torna-se inofensiva. O mesmo não se pode dizer da casca verde da fruta. Deve ser jogado fora do jardim ou enterrado onde não haja culturas sensíveis à juglone.

Quando a noz é pequena, fica a impressão de que não vai interferir nas outras culturas, mas isso está errado. Cada árvore necessita de uma área de pelo menos 36 metros quadrados. A princípio parece muito, mas cresce rápido e logo acaba não sendo suficiente. A poda feita corretamente ajudará a manter a árvore em forma.

Quais plantas são sensíveis à juglona?

As plantas que apresentam alta sensibilidade à juglona são: maçã, pêra, pêssego, damasco, cereja, cereja, ameixa, framboesa, morango de jardim, etc. Muitas culturas decorativas e medicinais também não podem crescer perto da noz. Alguns secam imediatamente, enquanto outros sofrem durante anos. Verificou-se que quanto mais matéria orgânica está contida no solo, menos ocorre o envenenamento por juglona.

Se planejamos plantar hortaliças perto da noz, elas não deveriam ser: batata, tomate, berinjela, pimentão, ervilha, repolho branco ou aspargos.

O que pode ser plantado perto de uma noz?

Existem plantas que não são sensíveis às secreções do sistema radicular da noz. Eles podem crescer nas proximidades e alguns até sob a copa. Estes são quase todos os tipos thuja, zimbros, hortênsias, lilases, clematis, spirea, forsythia, alcachofra de Jerusalém, samambaias, physocarpus (arbusto ornamental decíduo), philadelphus (guirlanda de noiva).

Anêmonas, íris, copos-de-leite, lírios, lírios do vale, sedums, hostas, assim como plantas perenes que florescem muito cedo, quando não há mais folhas na árvore, ficam maravilhosas à sombra da nogueira – prímula, tulipa, heléboro.

Com a abordagem certa, podemos encontrar vizinhos da nogueira que não sofrerão com a proximidade, e no lado sul podemos plantar cebola, alho, beterraba, feijão, cenoura, nabo, abóbora, salsa, couve-flor, melão, milho.

Juglone pode ser um obstáculo ao desenvolvimento das plantas, mas não para todos.

O que podemos plantar perto da nogueira?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *