sinor.bg
Powder Mana, também conhecido como mana branca, é uma doença fúngica que afeta as folhas, caules e frutos de pepinos. Isso leva a uma redução significativa nos rendimentos, deterioração da qualidade e precisa de medidas urgentes e, se atrasado, pode levar à perda de plantas.
Diferentes culturas são suscetíveis à influência de vários e numerosos patógenos pertencentes à mesma família de cogumelos erisiphaceae. Apesar das diferenças entre eles, as doenças que causam mostram sintomas semelhantes e têm um curso semelhante de desenvolvimento.
A mana de pó nos pepinos é uma ameaça séria para a colheita e a sobrevivência das plantas, porque tem a capacidade de se espalhar rapidamente e causar danos significativos. Os fungos parasitas danificam os tecidos das folhas, caules e frutos, enfraquecendo as plantas e aumentando sua vulnerabilidade a outras infecções. Os esporos estão espalhados pelo ar através de gotículas de água e instrumentos agrícolas, movendo -se facilmente e rapidamente para as plantas vizinhas.
Os principais sinais de A doença se manifesta como um revestimento de pó branco nas folhasremanescente da farinha. Isto é seguido por amarelecimento, deformação e secagem das placas de folhas. Como resultado da fotossíntese prejudicada, os frutos se deformam, mudam seu sabor ou começam a amargo, a maioria seca e a produtividade geral diminui em 30 a 50%.
Patógenos de oídio podem para ser armazenado no solo e resíduos de plantas no inverno, ativando na primavera em condições apropriadas:
– alta umidade (mais de 80%);
– Rega com água fria em horas quentes do dia;
– flutuações abruptas de temperatura durante o dia e a noite;
– chuva prolongada ou nevoeiro frequente;
– plantio denso, que impede a ventilação e leva ao acúmulo de umidade, criando um “efeito estufa”;
– Uso excessivo de fertilizantes de nitrogenos, o que leva ao crescimento acelerado da massa verde e ao enfraquecimento da imunidade das plantas;
– Deficiência de potássio e fósforo, que são necessários para aumentar a resistência dos pepinos à doença.
Métodos para combater o oídio em pó em pepinos
Agentes químicos são fungicidas que contêm substâncias que diminuem o crescimento dos fungos e destruem seus esporos. Usá -los durante a frutificação deve ser estritamente adaptado a termos de quarentena, pois possui riscos à saúde.
Os fungicidas biológicos são produtos naturais de proteção de plantas que suprimem o desenvolvimento de patógenos.
Remédios populares ajudam a reduzir a atividade da infecção e pode ser usada como medida preventiva.
O bicarbonato de refrigerante é o amplamente utilizado Um remédio folclórico. São necessários 5 g (1 colher de chá) para 1 litro de água morna e 1 gota de sabão líquido para melhor adesão. O refrigerante é adicionado à água morna e agitado até ficar cheio e dissolvido, depois o sabão líquido é pingado. É pulverizado de manhã ou à noite, quando o sol não estiver ativo para evitar queimar as folhas. Também é recomendável processar a parte inferior, pois esse é mais frequentemente o local onde começa os esporos de fungos.
As culturas adequadas ajudarão a reduzir o risco de doença não apenas do oídio, mas também da disseminação de outras infecções.
Existem variedades, principalmente híbridas, que são resistentes ao oídio.
As medidas preventivas reduzirão o risco de oídio e a propagação, o que proporcionará maior rendimento e boa qualidade de produção.

![]() |