
Foto: sinor.bg
Um dos fertilizantes mais valiosos e seguros é o sulfato de potássio, que fornece o potássio e o enxofre necessários para o crescimento, desenvolvimento, floração e frutificação das plantas. Fortalece o sistema radicular, aumenta a resistência à seca e ao congelamento, melhora o sabor e o armazenamento dos frutos.
Benefícios do sulfato de potássio
O sulfato de potássio é adequado para todos os tipos de plantas e solos, incluindo culturas sensíveis ao cloro. Também é valioso que contenha grandes quantidades de potássio (até 50-53%) e enxofre (18%). Ao contrário do cloreto de potássio, não contém cloro prejudicial, que muitas culturas (batata, tomate, uva, frutos silvestres, etc.) não podem tolerar. Isto torna-o aplicável a todas as culturas cultivadas em instalações interiores e exteriores, a qualquer momento e sob qualquer forma.
A alimentação com sulfato de potássio fortalece o sistema radicular das plantas, ajuda-as a absorver outros nutrientes e, ao criar uma “bomba de potássio”, ajuda as plantas a extrair água.
O potássio melhora o sabor das frutas, aumenta o teor de açúcares e melhora o armazenamento. O efeito benéfico no sistema radicular das plantas leva a um aumento na sua resistência à seca e ao congelamento, o que é especialmente importante para as culturas perenes.
O enxofre é um oligoelemento muito útil. Está envolvido na síntese de aminoácidos e proteínas e melhora a absorção de nitrogênio.
Influência do sulfato de potássio em culturas individuais
O sulfato de potássio traz benefícios para todas as culturas:
-Tomate, pimentão e berinjela ficam mais doces e formam cores menos estéreis;
– as batatas aumentam o teor de amido;
– pepinos e repolho deixam de amargar;
-as uvas ficam mais doces, os rebentos amadurecem melhor e a invernada das plantas melhora;
– Morangos, framboesas e groselhas acumulam mais açúcares e o seu sabor é enriquecido;
-Cebola e alho ficam melhor armazenados;
-a grama dos gramados fica mais durável;
-Rosas, peônias e hortênsias florescem por mais tempo e mais abundantemente.
Quando é importado?
A maior parte do sulfato de potássio é importada em Processamento de outono ou primavera no solo – 15-20 gramas por 1 metro quadrado ao ar livre e menos (15-20 gramas) em instalações internas. A nutrição das raízes com sulfato de potássio é realizada durante a estação de crescimento – 1 a 2 vezes por mês.
A alimentação com folhas também é benéfica e obtém-se um efeito mais rápido, utilizando 1 a 2 colheres de sopa para 10 litros de água.
É importante saber que O sulfato de potássio não deve ser misturado com nitrato de amônio e uréia, Porque as perdas de nitrogênio são significativas. Varta e dolomita também reduzem a eficiência dos fertilizantes.
Pelo contrário, o fósforo e os fertilizantes orgânicos aumentam o efeito do sulfato de potássio.

![]() |

