Loading ...

Os benefícios dos óleos essenciais no jardim – da desinfecção à proteção das plantas




Aromas de laranja repelem o besouro da batata do Colorado Foto: sinor.bg

Os óleos essenciais são líquidos hidrofóbicos concentrados contendo compostos aromáticos voláteis. Eles carregam o aroma característico da planta da qual são extraídos. Via de regra, desempenham funções auxiliares sem participar diretamente do crescimento e desenvolvimento.

É importante saber utilizar esses aromas, que podem desempenhar um papel importante na vida de plantas, insetos e até fungos e bactérias. Eles executam muitas tarefas diferentes e variadas:

– atrair insetos polinizadores;

– proteger as plantas de vários herbívoros;

– prevenir infecções por microrganismos patogénicos;

– suprimir o crescimento das plantas vizinhas;

– repelir pragas de insetos;

– proteção das plantas contra superaquecimento.

Foi estabelecido que a maior quantidade de óleos está contida em flores e frutasembora algumas plantas se caracterizem por um maior acúmulo nas folhas – alfazema, hortelã, erva-cidreira, bem como nos caules (sálvia). A quantidade máxima de óleos essenciais está contida no período de floração e amadurecimento das sementes, pois é assim que as plantas protegem seus descendentes.

Os óleos essenciais pertencem aos fitoncidas, que são compostos voláteis liberados pelas plantas para diversos fins, desde sinalização até defesa.

A composição química dos óleos essenciais é bastante complexa. Com uniformidade média das espécies de plantas, cada representante individual é diferente de alguma forma, mas na natureza é sempre assim. A composição dos óleos depende em grande parte do solo, da água, da temperaturaumidade do ar e por último mas não menos importante – o estado da planta. Os amantes das rosas sabem bem que a fragrância destas lindas flores muda de intensidade em diferentes condições.

Nas plantas cítricas, os “reservatórios” de óleos essenciais têm a forma de cápsulas redondas na casca do fruto, e na noz-moscada são encontrados principalmente nos pelos glandulares das folhas. Nas coníferas, são canais preenchidos com óleos essenciais. Isto também determina o método de extração – destilação com água ou vapor, extração com solventes, gorduras ou gases liquefeitos, absorção dos óleos separados por sorventes.

Aplicação de óleos essenciais no controle de pragas

A utilização de óleos essenciais na prática hortícola tem duas funções principais: repelente e mascarante. Quando, por exemplo, o besouro da batata do Colorado sobrevoa em busca de um local para se alimentar e procriar, ele se orienta não pela aparência das plantas, mas pelo cheiro. Se as batatas cheirarem a frutas cítricas, elas passarão despercebidas. Os insetos têm um olfato muito mais sensível do que o nosso e, para eles, isso é um ataque químico.

O plantio de plantas com cheiro forte entre as batatas é baseado neste princípio – perilla, tagetis, tanásia comum ou bálsamo, etc.

O óleo de lavanda repele não apenas os besouros do Colorado, mas também outros tipos de besouros comedores de folhas e pulgas crucíferas. Os óleos de gerânio e pinho também são bons para repelir besouros.

Os óleos de cravo, alho e limão, bem como uma mistura de óleos de borragem e alecrim repelem as moscas brancas.

Pulgões e ácaros não gostam do cheiro de hortelã e cravo. O gambá não gosta do cheiro de tomilho e orégano.

As plantas atacadas por pulgões são pulverizadas com óleos de coníferas. Eles atraem joaninhas que se alimentam deles e os impedem de procriar.

Aplicação de óleos essenciais contra doenças no jardim

Os óleos também podem ser utilizados no combate a doenças fúngicas e bacterianas, bloqueando a germinação de esporos. Os óleos de cominho preto e erva-doce são eficazes contra a podridão cinzenta (os mistos têm um efeito mais forte) e o óleo de tomilho – contra a rizocontia nas batatas. O tomilho também é bom para plantar na plantação de batata. O óleo de Schizandra também funciona eficazmente contra a antracnose.

Os óleos de capim-limão, cravo, orégano e tomilho são úteis no armazenamento contra vários tipos de mofo.

O óleo de orégano pode ser usado contra a murcha bacteriana do tomate, e o óleo de manjericão é eficaz contra quase todo o espectro de doenças bacterianas.

Os óleos são eficazes principalmente na prevenção de doenças, mas sabemos que são difíceis de dissolver na água. As misturas são preparadas misturando o óleo com o sabão e depois diluindo-o (50 g de sabão e ½ colher de chá de óleo são misturados em 1 L de água e diluídos para 10 L).

Os óleos sintéticos não conseguem substituir os naturais, que contêm de 20 a 60 componentes ativos.

Os benefícios dos óleos essenciais no jardim – da desinfecção à proteção das plantas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *