Loading ...

Os erros mais comuns de compostagem e como evitá-los




O composto é um fertilizante orgânico muito valioso e acessível obtido a partir do processamento de resíduos orgânicos. Pode ser preparado em quantidades decentes diretamente no local e tem um efeito benéfico na estrutura e na fertilidade do solo.

Na compostagem podemos colocar folhas saudáveis ​​caídas, frutas e restos de cozinha, grama e outros resíduos vegetais, papel e papelão, além de serragem.

A primeira e muito importante causa da má produção de composto é uma pilha muito pequena. Em temperaturas mais altas seca rapidamente e em temperaturas negativas congela facilmente. Uma condição importante é que a pilha seja grande. Quanto mais material, mais rápido será o processo de compostagem e melhor será a qualidade do composto resultante. Se não houver material suficiente, é imprescindível regá-lo com mais frequência, sem deixá-lo secar, o que é um compromisso, mas razoável.

A variedade é de grande benefício

Outro erro grave é colocar apenas um tipo de material. Por exemplo, só fazemos compostagem de aparas de relva. Isso não é ruim, mas uma temporada não é suficiente para obter um composto bem podre. Quanto maior a variedade, mais rápidos serão os processos.

Não devemos esquecer os materiais soltos – palha, folhas caídas, serragem, raízes de plantas herbáceas perenes, bem como cobri-los com terra. Adicionar terra é importante porque torna a compostagem mais rápida – contém as bactérias responsáveis ​​pelo processamento dos resíduos vegetais.

Mexer a pilha acelera o processo

Não devemos esquecer a aeração do composto, utilizando um forcado para mexer frequentemente a pilha. Isso garante não apenas um melhor acesso ao oxigênio, mas também uma distribuição uniforme da umidade, o que acelera o processo de amadurecimento. Se o enredo permitir, podemos simplesmente mover a pilha de um lugar para outro (virá-la) e isso é o suficiente.

Quando há a quantidade certa de oxigênio, o composto não apenas apodrece, mas “queima”. A temperatura interna pode atingir 60-70 graus Celsius e mata sementes de ervas daninhas, pragas e esporos de doenças. Assim, obtém-se um fertilizante orgânico ecologicamente correto.

O superaquecimento solar não leva a nada de bom

Não é aconselhável cobrir bem a pilha com papel alumínio nos meses de verão. Sim, não permite que a umidade evapore, mas por dentro esquenta tanto que microorganismos e vermes morrem e o processo de amadurecimento praticamente para.

Esta técnica de nivelamento é aplicada a depósitos de esterco e provavelmente é retirada de lá, mas o objetivo é evitar a perda de nitrogênio. A pilha de compostagem está “viva” e precisa respirar, obter oxigênio e umidade suficientes. Não deveria ser coberto.

É proibida a importação de capim tratado com herbicidas!

Adicionar resíduos de culturas tratadas com herbicida ao composto cria um problema sério. Eles suprimem o desenvolvimento da microflora e o processo de amadurecimento é retardado – é possível durar várias temporadas se a quantidade for maior.

O uso de preparações biológicas acelera o amadurecimento do composto e suprime o desenvolvimento de microrganismos patogênicos.

Se seguirmos as regras, obteremos um fertilizante excelente no menor tempo possível.

Os erros mais comuns de compostagem e como evitá-los

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *