Foto: Pixabay
Culturas alternativas como a Stevia desempenham um papel importante no lidar com as mudanças climáticas, e essa cultura sul -americana é uma boa alternativa natural ao açúcar. É um adoçante natural com zero calorias sem efeito no açúcar no sangue. As qualidades desta planta e sua capacidade de se tornar uma boa alternativa na diversificação das culturas e pelos agricultores búlgaros são informados pelo especialista do local Climateka Roman Rachkov, um agrônomo, especialista em agricultura tropical e subtropical, um especialista em tempo integrado e integrado. Ele é presidente da Associação de Proteção Biológica de Plantas búlgaras, tem interesses no campo de espécies invasoras de insetos na Europa. Apresentamos a abreviação do texto do autor.
As principais substâncias em Stevia, que a tornam popular e única, são esteviosídeos e rebaddyosides, que estão entre 200 e 400 vezes mais doce que a sacarose. Tem um grande potencial na Bulgária, porque mais de três décadas no Instituto Agrícola em Shumen foi cultivado com sucesso estévia. Já existe uma variedade registrada e nossa variedadeque pode ser cultivado com sucesso em todas as regiões do país.
A estévia é um arbusto sempre -verde. Longe dos trópicos, ele é cultivado como uma planta anual e as mudas são preparadas todos os anos. Muitos anos, pode ser cultivado no peitoril da janela. A área natural da erva doce é pequena – principalmente o vale do tributário da alta montanha do rio Paraná, na fronteira do Paraguai e do Brasil, é até pensado para ser tão raro quanto Ginseng.
A planta é facilmente adaptável e rapidamente começa a cultivar em muitos países. Pode ser cultivado quase para o círculo ártico. No Japão, Cyclama e sucralose (adoçantes artificiais brancos) são proibidos pela primeira vez, pois são perigosos para a saúde. Portanto, na década de 1960, eles começaram a importar e Use estévia e muito logo depois ficou conhecido como “a revolução verde“Os países vizinhos também se juntaram a essa revolução. Já em 1982, 1000 toneladas de estévia foram usadas no Japão, das quais 300 toneladas eram de produção local e 450 toneladas foram importadas da China continental, 150 toneladas de Taiwan e 50 toneladas de japonês, Brasil e sul da Coréia.
A estévia pode ser cultivada organicamente e isso a torna uma escolha atraente para agricultores e fabricantes no campo da agricultura orgânica e produtos naturais. Comparado aos adoçantes sintéticos, ele tem efeitos colaterais menos conhecidos, o que atrai mais usuários.
A planta é resistente a condições climáticas e não requer muitos recursos para o crescimento, e é por isso que é adequada para diferentes regiões do mundo e economicamente viável para os agricultores. Após o plantio, a estévia pode ser coletada várias vezes por ano. Isso leva a alta produtividade e custos de crescimento relativamente baixos. Devido a uma alta concentração de adoçantes nas folhas de estévia, o custo -efetividade da produção também aumenta.
Stevia: com potencial na Bulgária
Com a crescente demanda por adoçantes naturais e atenção a um estilo de vida saudável e em nosso país, a estévia tem um grande potencial na Bulgária. Há experiência no país por mais de três décadas – a Stevia é cultivada com sucesso no Instituto Agrícola em Shumen, e já existe um búlgaro registrado Variedade Stella. Ele se propaga de maneira vegetativa, o que garante a estabilidade de suas características varietais. Ele exibe boa plasticidade ambiental e pode ser cultivada com sucesso em todas as regiões do país. É caracterizada por uma resistência relativamente boa a doenças fúngicas e sob condições agro -técnicas apropriadas fornece a extração de folhas secas acima de 250 kg/ha. No futuro, mais seleção e trabalho sobre promoção da cultura podem criar oportunidades para emprego alternativo e diversificação da atividade econômica nas regiões depressivas da Bulgária em harmonia com nossos objetivos climáticos.
Na última exposição agrícola Agra 2025, chás de ervas Com os arrecadados na Bulgária, Stevia ganhou o prêmio pelo produto mais inovador.
A crescente estévia na Bulgária requer planejamento cuidadoso e condições de crescimento apropriadas. As condições climáticas na maioria das partes do país não são ideais para esta planta, mas com estufas, métodos modernos de cultivo e práticas agronômicas adequadas, a estévia pode ser cultivada com muito sucesso.
Stevia em condições de mudança climática
A estévia cresce em um clima quente e é relativamente resistente à seca, mas certos aspectos das mudanças climáticas podem afetar seu crescimento e produtividade. Aqui estão alguns momentos importantes relacionados à influência das mudanças climáticas na estévia:
1. A estévia prefere condições quentes e, em algumas regiões mais frias, um aumento nas temperaturas pode criar melhores condições para cultivá -lo. Isso leva potencialmente a expansão de áreas onde a estévia é cultivada, como as partes do norte da Europa.
2. Resistência à seca: a estévia suporta a seca em comparação com outras plantas, mas quando a mudança climática leva a períodos mais longos e mais intensos de seca, isso pode afetar a colheita e esta planta. Requer rega regular e moderada, portanto, a irrigação sustentável será fundamental para o cultivo bem -sucedido da estévia.
3. Os resfriados da primavera e do outono: nas regiões onde o inverno não é tão cru, mas a temperatura na primavera e no outono variam significativamente, essas flutuações podem diminuir o crescimento da estévia. Se as mudas precoces forem plantadas e ocorrem geadas inesperadas, isso pode danificar plantas jovens.
4. Expansão da estação de crescimento: em algumas regiões, as mudanças climáticas podem levar a uma extensão da estação de crescimento, o que é benéfico para a estévia, pois tem mais tempo para o crescimento e a coleta de suas folhas doces.
Estévia crescente em condições domésticas
A estévia é propagada por sementes, enraizando de estacas e separação do mato. As mudas são preparadas, então as duas plantas de meses são plantadas em terrenos abertos ou estufa. As plantas no primeiro ano de suas vidas crescem lentamente e formam um caule importante com ramos laterais. De julho a setembro, o crescimento é aumentado pelo aumento máximo da massa vegetativa. No segundo ano, um poderoso sistema radicular é formado e o número de hastes correlacionou -se positivamente com o número de brotos do rizoma. Até 10 a 15 hastes geralmente são formadas nas condições na Bulgária. Nos muitos anos de cultura, o número de hastes atinge 80 ou mais.
1. As sementes são semeadas superficialmente, sem se aprofundar em um substrato bem -humorado. É então pulverizado com água.
2. Os recipientes de sementes são cobertos com vidro ou filme e colocados em um local quente (não abaixo de +25 ℃).
3. Sob tais condições, a estévia sementes germinam dentro de 5 a 7 dias.
4. Quando as sementes brotam, o filme é removido e as mudas são transferidas para a parte mais brilhante e quente da sala.
5. Durante esse período, é necessário monitorar a temperatura do ar e do solo para que não caia abaixo de +15 ° C.
6. Na fase de um par de folhas verdadeiras (altura das mudas de 5 a 7 cm), as mudas são cuidadosamente transplantadas, juntamente com um pedaço de solo, em vasos separados, aprofundando-se para as primeiras folhas.
O período de mudas para estévia geralmente leva cerca de dois meses.
As mudas de plantio em terreno aberto ou estufa são realizadas quando a ameaça de geadas da primavera passou e a temperatura diária sobe para 15-20 ° C. O esquema de plantio 60-70×30-20 cm.
As condições ideais para o crescimento da estévia são um local ensolarado, protegidas do vento e das correntes, e uma temperatura ambiental de 22-28 ° C.
A estévia pode crescer em solos diferentes, mas substratos leves de argila arenosa ou arenosa, fertilizados com húmus ou composto com uma reação ligeiramente ácida (pH 5,5-6), são mais adequados. Os solos de argila pesada não são adequados. O solo deve ser leve e solto. A estévia não se desenvolve bem em misturas de turfa. A variação do solo também é indesejável. O nutritivo é conforme necessário (2-3 vezes durante a estação de crescimento) com fertilizantes minerais complexos 25-30 g por 1 sq.m.
Colheita
Como regra, a colheita das folhas começa durante o período de brotamento (o período de formação de botões de flores) e floração. As folhas de estévia são numerosas e uma planta pode ser formada de 350 a 1200 peças, com o número dependendo em grande parte das condições de crescimento. A estação de floração é de julho a setembro. A colheita é fácil como processo: o caule é cortado para uma altura de 5 a 10 cm acima do solo e seco em uma sala ventilada leve.

![]() |