Quando a sanguessuga de cereais comum (Oulema melanopa) é perigosa?




O Oulema Melanopa obteve Gita Leech é um pequeno besouro (Coleoptera Aid, a floresta de asa dura – Chrysomelidae). A espécie é multi -codificada (polifages). Sua panela é grama de cereais. É distribuído na Europa, Ásia e América do Norte. Ataques em massa aos cereais na Bulgária são relatados nos distritos de Vratsa, Pleven, Pernishka e outros. áreas.

O adulto tem um corpo alongado de até 4,5 mm de comprimento. Olava e antenas são negras. O Previl é esférico e tem uma cor laranja com um tom vermelho. As asas duras (elitadores) são cinza escuro, brilhantes com um tom zebical.

O ovo é alongado com cerca de 0,7 mm de comprimento. Tem uma cor âmbar. A larva é amarela clara, às vezes uma tonalidade verde. A parte traseira e a parte se assemelham a uma corcunda porque é significativamente erguida. Tem cerca de 0,5 cm de comprimento. O corpo é coberto com tecidos mucosos que transportam fezes. O cacau é marrom claro com uma tonalidade amarela. É colocado em uma câmara de terra.

A sanguessuga obtida de grãos tem uma geração por ano. O inverno dos besouros adultos. Então eles estão escondidos nas folhas perfuradas ao longo das florestas e os cintos de cura. Eles podem ser encontrados nos arbustos e às vezes no solo.

Os besouros chegam à superfície em abril e maio, quando a temperatura do solo é 9 – 10 ° C e o ar é de cerca de 19 ° C. A nutrição começa imediatamente, com aveia e cevada de primavera. Os danos estão nas folhas e podem ser reconhecidos porque parecem janelas alongadasS Isso ocorre porque o inseto, a epiderme inferior e superior e o tecido parenquimato entre as veias da petição. Com um grande número de “janelas”, a folha fica branca. Os besouros são muito móveis em clima quenteS

As fêmeas fertilizadas depositam ovos na parte superior das folhas, geralmente para sua base. Os ovos são organizados em corrente. Uma cadeia geralmente contém 5-6 ovos, mas seu número pode ser maior. A fertilidade feminina atinge cerca de 200 ovos. Eles preferem deitar em culturas de cevada, aveia e trigo.

Os louros eclodem em cerca de duas semanas. Ao comer, eles mordem entre as veias das listras alongadas da pétala. Destrua a epiderme superior e o parênquima enquanto a epiderme inferior é preservadaS Após duas cerca de duas semanas, as larvas descem o caule ao solo, onde estão enterradas em câmaras rasas para o cacau. Kaquides estão localizados a camada de solo superficial a uma profundidade de cerca de 3-4 cm.

Os besouros da nova geração aparecem no meio do verão. Alguns deles são raspadores no solo, enquanto outros são deslocados em cereais. Então eles ameaçam o milho. É mais frequentemente danificado pelo prêmio da petição. Mais tarde, eles estavam escondidos para o inverno.

É característico que, em um ataque em massa de O. melanopa nas colheitas, manchas (arnês) de plantas danificadas são formadas nas colheitas. O número e a localização dos Harman depende dos lugares onde as fêmeas escolheram massagear os ovos maciçamente. O uso de produtos químicos (inseticidas) é direcionado contra adultos e larvas. Segundo alguns, o tratamento químico na presença de mais de uma larva por planta é apropriado. Na prática, existem dois estágios: aparência em massa de adultos antes da produção de ovos e quando a escotilha em massa começa.

Os eventos além do uso de inseticidas que contribuem para a redução do número de O. melanopa são o cultivo do solo e a destruição da vegetação de ervas daninhas. Verificou -se que as variedades de trigo com mais folhas sagradas são mais resistentes à sanguessuga de cereais.

Dr. Antony Stoev-Plant Protection Agronomist

Quando a sanguessuga de cereais comum (Oulema melanopa) é perigosa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *