
Foto: Sinor.bg
O final do verão cria uma ilusão de uma abundância de vegetais, porque está se aproximando do frio e levamos tudo o que atingimos a maturidade técnica. Os frutos de setembro e outubro são realmente valiosos, mas devemos usar uma estratégia para estender o frutificação às primeiras geadas. Apresentaremos algumas medidas para estender a fruta.
As condições atmosféricas desta temporada estão mudando rapidamente, e as chuvas começam, o que é um pré -requisito para o aparecimento de várias doenças fúngicas. A formação de flores e ligações diminui porque as plantas estão envelhecendo.
1. Poda rejuvenescedor
As plantas não devem desperdiçar energia para manter a velha massa foliar. O objetivo é redirecionar os recursos para a frutificação – formando novas cores e encadernação. Removemos todas as folhas cloróticas e danificadasque pode ser fontes de infecção. Removemos seletivamente 2-3 folhas grandes localizadas no centro. Isso melhora a ventilação e a luz solar, que são extremamente importantes para a frutificação.
Todas as folhas inferiores que estão em contato com o solo são cortadas em estágios para eliminar o risco de podridão.
É uma boa ideia tratar os cortes com cinzas para desinfecção. Depois de remover partes das plantas, é necessário dar uma pausa de 48 horas – sem regar ou nutrir.
Nesta fase de desenvolvimento, os arbustos afetados pelos fungos são removidos sem piedade. A renúncia a eles carrega o risco para todas as outras plantas.
2. Coquetel de energia para frutificação
Após o estresse da poda, as plantas precisam de uma dieta equilibrada. A abobrinha nutritiva do outono não é apenas prolongar sua vida, mas para estimular a frutificação. É melhor usar fertilizante universal contendo nitrogênio, fósforo e potássio em proporções iguais. O nitrogênio é importante para a construção de uma massa foliar saudável, e fósforo e potássio – para boa qualidade de frutas e resistência ao frio.
A variante orgânica é uma infusão ou camisa de urtiga em uma proporção de água – 1:10.
Fertilizante mineral NPK 20:20:20 – 20 g por 10 L de água.
Adicione 0,5-1 L por raiz em clima nublado ou à noite.
3. Mulchagem
O objetivo da cobertura morta é criar um microclima protegido, com a cobertura morta sendo um aliado importante na proteção contra flutuações do outono nas temperaturas e mudanças na umidade. Os materiais adequados são compostos, serragem deteriorada e palha, e a camada é de 5-7 cm. O caule deve ser deixado livre para ter circulação de ar e evitar apodrecer.
4. Fornecendo abrigo
É necessário um leve abrigo respirável para estender a temporada de fertilidade – agrotêxtil (Spanbond, Lutrasil).
O uso de papel alumínio não é constantemente aceitável – provoca a aparência de condensação e doenças fúngicas. Pode ser usado com uma grave diminuição nas temperaturas noturnas, com frio prolongado e chuva.
O outono não é o fim da temporada, mas a possibilidade de obter uma colheita adicional para o inverno.

![]() |

