As sementes antigas e expiradas não devem ser descartadas às pressas, porque nem tudo está perdido. Com o tempo, eles realmente reduzem a germinação, mas para alguns é totalmente justificado passar algum tempo e prepará -los com antecedência.
Para iniciantes, podemos absorvê -los na água e aqueles que germinam – semelem. Os jardineiros usam remédios diferentes para reviver mesmo sementes “mortas” que foram verificadas ao longo do tempo.
Por que as sementes morrem?
Após o armazenamento prolongado, as sementes morrem gradualmente. Afinal, eles estão vivos, mas todos os anos a energia necessária para a germinação diminui. Eles podem ser arruinados ainda mais rápidos e devido ao armazenamento incorreto:
– alta umidade;
– flutuações de temperatura;
– luz solar direta.
Todos esses fatores têm um efeito adverso e destruem a viabilidade das sementes, mas alguns ainda podem ser salvos.
Um rápido teste de adequação de sementes
Primeiro, precisamos verificar as sementes para ver se vale a pena lidar com elas ou não. A falta de mofo e traços de insetos neles é um bom sinal e, se as sementes são inteiras sem manchas, melhor ainda. Podemos classificá -los usando água salgada. Dissolva uma colher de chá de sal em um copo de água e despeje as sementes. Aqueles que afundam após 5 minutos são adequados para o avivamento.
Mergulhando as sementes em soluções nutricionais
Este é um método clássico de restaurar e acelerar a germinação de sementes. As soluções nutricionais aceleram o metabolismo, suavizam a bainha e aumentam a germinação. Várias soluções são usadas acessíveis e eficazes.
Peróxido de hidrogênio é um oxidante poderoso que destrói mofo, fungos e bactérias localizadas na superfície das sementes. Também é importante neste caso que acelere a germinação das sementes. A solução padrão é feita de 100 ml de água e 10 ml de peróxido de hidrogênio a 3%. As sementes ficam por 2 a 48 horas. Para aqueles com uma bainha mais densa (beterraba, ervilhas, abóbora, etc.), o tempo de imersão é o máximo.
Suco de aloeusando folhas com pelo menos três anos de idade. Eles são cortados e refrigerados por duas semanas, depois drene o suco, que é misturado com água em uma proporção de 1: 1. As sementes estão embebidas por 6 a 12 horas. A germinação é aumentada, bem como a resistência a várias doenças fúngicas.
Ácido succínico Ele ativa os recursos internos das sementes, estimula os processos de crescimento, aumenta a resistência das plantas em situações estressantes e fortalece o sistema radicular. 1 g de ácido succínico é usado para 1 litro de água morna. As sementes estão embebidas por 12 a 24 horas.
Mel Não há necessidade de publicidade. Uma colher de chá é dissolvida em 200 ml de água morna e encharcou as sementes por 6-8 horas. Eles são então lavados com água limpa e semeados.
Existem também vários bioestimulantes usados para acelerar a germinação – rústica, legalidade e muito mais.
Não devemos ter medo de experimentar e, neste caso, as sementes podem estar em forma. Além disso, verificou -se que, para algumas culturas (principalmente da família de abóboras, mas também de outras), o rendimento é maior que o das sementes frescas.

![]() |