Quando cultivamos mudas ou vegetais no jardim, as coisas nem sempre correm bem. Freqüentemente, a situação no desenvolvimento de plantas pode dar uma guinada séria, mas elas nos dão sinais sobre os problemas que surgiram. É muito importante reconhecê -los e observar a tempo.
Cada cultura tem suas próprias características de reação em uma ou outra situação desfavorável, mas no caso de uma deficiência ou excesso de nutrientes, os principais sintomas são iguais.
Sinais de deficiência de nutrientes em plantas
Azoto
A deficiência de nitrogênio é expressa principalmente na folha das folhas. Eles se tornam verdes pálidos, o que geralmente começa com as veias e ocorre com mais frequência com aumento da acidez do solo.
Fósforo
As folhas têm uma cor verde escura e às vezes acinzentada. Seu desenvolvimento diminui e a lavagem aumenta. Em deficiência severa, manchas e orifícios marrons são formados. Os solos ácidos e leves são um pré -requisito para uma deficiência de fósforo.
Potássio
As extremidades das folhas ficam amarelas, marrons e se dobram. É mais comumente observado em solos muito ácidos com excesso de cálcio e magnésio.
Magnésio
As folhas das plantas clareiam entre as veias, formando manchas brancas ou amarelas claras. Mesmo uma cor avermelhada ou violeta pode ser observada. O mais comum é a alta acidez do solo e o excesso de potássio.
Ferro
A clorose é caracterizada por uma deficiência de ferro no solo e na alta alcalinidade. As veias geralmente permanecem verdes e as folhas entre elas ficam amarelas.
Manganês
Sua deficiência leva à formação de clorose entre linhas, na qual as folhas nas pontas ficam marrom-amarelas e as veias verdes. As plantas têm uma aparência colorida.
Pinho
Os pontos de crescimento (dicas) são drenados e as folhas permanecem pequenas, pálidas e deformadas.
Mel
O lento crescimento e morte das pontas, as folhas são lentas, feias e cobertas com manchas marrons.
Enxofre
A deficiência de enxofre é muito característica das mudas porque tem uma forte influência nas plantas jovens. As plantas são verdes pálidas, mas não há tecido morrendo. Parece uma falta de nitrogênio.
Em caso de nutrição inadequada, outra situação é obtida-um excesso de nutrientes, que pode ser mais prejudicial do que uma escassez.
Sinais de excesso de nutrientes
Azoto
As plantas têm uma massa de folhas verdes rica e escura, a floração e a frutificação diminuem.
Fósforo
O excesso de fósforo leva a uma deficiência de ferro e zinco e é observado com a clorose interns, o que é praticamente raro.
Potássio
As plantas diminuem seu desenvolvimento, as folhas estão deprimidas, é obtida a deficiência de cálcio, magnésio, zinco e pinheiro.
Enxofre
O excesso de enxofre leva ao amarelecimento e escurecimento das folhas, eles encolhem e os tecidos morrem.
Magnésio
As raízes atrasam e os sinais de deficiência de cálcio aparecem.
Ferro
Raramente é observado, as folhas ficam escuras e causam nenhuma razão aparente. Com excesso muito alto, a absorção de fósforo e manganês é difícil.
Manganês
O excesso desse elemento é obtido principalmente em solos ácidos e parece uma deficiência de magnésio, e as folhas se deformam e caem.
Mel
Esse excesso é extremamente prejudicial às plantas. Primeiro, manchas marrons são formadas nas folhas inferiores, com o processo continuando para cima e finalmente morrendo toda a massa foliar.
Às vezes, os sintomas podem nos enganar e é bom conhecer as qualidades do solo para navegar na situação certa.

![]() |