sinor.bg
A luz, a qualidade do solo e as condições climáticas são fatores-chave para a frutificação da pêra. Para resolver o problema é importante determinar corretamente as causas e tomar as medidas necessárias, antes de mais nada com poda e modelagem da copa. Acontece que é muito importante para a frutificação, pois a copa controla o crescimento do caule central.
O crescimento excessivo, característico da pêra, prejudica a frutificação. O caule central é podado logo acima da altura do galho mais baixo – a guia pode se estender um pouco além dos ramos esqueléticos. Como resultado, uma coroa compacta pode ser formada e o desenvolvimento de ramos laterais pode ser estimulado.
O formato da coroa também depende da variedade características, mas para a maioria das variedades é nitidamente cônico.
O próximo requisito é remover todas as ramificações desnecessárias. Isso inclui todos os brotos que crescem dentro da copa e verticalmente para cima, bem como ramos que crescem para baixo. Após a sua retirada, a iluminação no interior da coroa melhora, assim como a circulação do ar. Por fim, é feita uma correção nos ramos excessivamente longos. Assim, a copa adquirirá o formato correto e os botões dos frutos receberão um estímulo para o crescimento.
Para obter uma árvore ramificada com copa bem formada, é necessário retirar os galhos cruzados que se cruzam e interferem entre si. Isso é necessário não só para melhorar a iluminação, mas também para reduzir o risco de danos aos galhos.
Os especialistas recomendam a formação de ramos frutíferos. Para fazer isso, precisamos encurtar os brotos para um comprimento de 30 a 40 cm. Isso estimula a formação dos botões dos frutos e garante uma melhor colheita na safra seguinte.
Influência do solo
Fornecer solo solto e bem drenado tem um impacto significativo na capacidade das árvores de produzir uma colheita de melhor qualidade. A boa manutenção dos círculos do tronco circundantes contribui para o fornecimento de quantidades suficientes de oxigênio ao sistema radicular.
A rega adequada durante a seca e a aplicação de quantidades equilibradas de nutrientes são vitais para uma frutificação estável.
Influência das condições climáticas
As condições climáticas, especialmente baixas temperaturas e geadas, podem afetar negativamente a fertilidade das peras. Nos casos em que ocorre clima gelado durante a floração, as flores ficam danificadas e não dão frutos. Isto é especialmente importante para variedades mais sensíveis. Portanto, escolher variedades adequadas às condições climáticas da região é uma abordagem sensata.
A escolha do ensolarado e protegido local com muito vento é fator favorável para melhorar a frutificação.
É importante notar que a maioria das variedades de pêra necessita de polinização cruzada. Plantar diversas variedades nas proximidades é uma boa prática e aumenta a probabilidade de melhor frutificação.

![]() |