O vinagre de maçã é um produto natural que é cada vez mais usado na jardinagem por causa de suas propriedades benéficas e preço acessível. Quando usado corretamente, melhora significativamente a condição das plantas no jardim, fortalece seu sistema imunológico e tem um efeito positivo na frutificação.
O vinagre de maçã é um produto feito de maçãs, um pouco de açúcar ou mel, que passou por um processo de fermentação. Podemos prepará -lo se tivermos maçãs e tempo ou usar o uso industrial.
Vinagre de maçã é estimulante para florescer e frutar
O vinagre de maçã é um produto realmente interessante que tem a capacidade de aumentar as populações microbianas benéficas na superfície das folhas, e isso pode ser muito valioso para a saúde das plantas. Também estimula o desenvolvimento de brotos reprodutivos quando as árvores são pulverizadas com uma solução feita de 100 ml de vinagre de maçã por 3 litros de água.
Se uma árvore no pomar “preguiçosa” e não florescer bem, o tempo deve ser conhecido quando essa espécie apostar seus brotos. As culturas de frutas formam seus botões de frutas para a próxima temporada, geralmente no verão e no início do outono, e em alguns o processo não para até a próxima primavera.
Cerejas, por exemplo, apostam em seus brotos coloridos muito cedo – em junho (durante a colheita de maturação da fruta). É importante saber esse período, porque o tratamento de árvores fáceis adequado e oportuno de árvores frutíferas ajudará a aumentar a frutificação.
Quanto às culturas vegetais, o vinagre de maçã é especialmente útil se estivermos acima do peso com a fertilização nitrogenada e as plantas desenvolvem massa verde profusa, mas às custas de floração e frutificação. O tratamento foliar com solução de vinagre de maçã ajudará a mudar rapidamente a situação.
Fertilizante para plantas, amantes de solos ácidos
A solução de vinagre de maçã é uma boa escolha para plantas que preferem solos ácidos. São a maioria das culturas de morango – morangos, uvas francesas brancas e vermelhas, todos os tipos de mirtilos, amoras e framboesas.
Muitas culturas ornamentais – hortênsias, rododendros e seus parentes azáleas, paralelepípedos, laty, samambaias, tremoço, peônia e jasmim, preferem solos muito ácidos. Eles florescem quando o vinagre de maçã é usado como fertilizante.
As culturas vegetais também são amantes de “azedo”. Tais são rabanetes, nabos amarelos, cenouras, pimenta e batatas, que em níveis baixos de pH (4,5-5,5) não ficam doentes. É bom usar vinagre não filtrado, porque a polpa contém mais nutrientes. São necessários 100 ml de vinagre de maçã (5%) por 10 litros de água para esse fim.
As plantas devem ser regadas na base, evitando o contato com as folhas, porque em algumas culturas pode levar ao desbotamento e queimação.
Vinagre de maçã para combater formigas, pragas frondosas e ervas daninhas
Para controlar as formigas misturam partes iguais de água e vinagre, o líquido é derramado em um frasco de spray e os lugares em que habitam são pulverizados.
Para combater as pragas frondosas, misture vinagre e água em uma proporção de 1: 3 e spray.
A receita para destruir ervas daninhas nos caminhos também funciona bem. Misture cerca de 2 xícaras de vinagre de maçã, meio copo de sal inglês e três litros de água. É pulverizado diretamente nas ervas daninhas.

![]() |